Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/113
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O impacto do uso da metodologia ativa de aprendizagem para estudantes e professores em um curso de graduação em Administração |
Autor: | Maio, Edith Cristiane dos Santos |
Primeiro orientador: | Nicolini, Alexandre Mendes |
Primeiro membro da banca: | Nicolini, Alexandre Mendes |
Segundo membro da banca: | Freitas, Angilberto Sabino de |
Terceiro membro da banca: | Carvalho, José Luis Felício dos Santos de |
Resumo: | O presente trabalho de mestrado é estimulado pela reflexão sobre metodologias de ensino no curso de graduação em Administração em uma Universidade Particular do Rio de Janeiro. Em uma abordagem qualitativa, o estudo tem como foco central o método ativo de aprendizagem, com o objetivo de verificar o impacto do método do caso na percepção dos estudantes e professores do primeiro período do curso de graduação em Administração, que, analisando como metodologias de ensino, tradicionais e ativas, se articulam no processo de ensino-aprendizagem. A necessidade de inovação no âmbito da educação superior, com a busca de estratégias de ensino-aprendizagem que permitam aos estudantes mais autonomia e aos professores o papel de facilitadores, são os elementos centrais que dinamizam o processo de ensino-aprendizagem no método ativo, que tem como premissa a abordagem dos autores estudados. Neste âmbito, a aprendizagem deve ser compreendida como construção de saberes em cooperação, com estudantes e professores conscientes de seu papel como agentes de mudança no processo de ensino. Como estratégia de ensino, este trabalho aborda o método do caso, que, de acordo com teóricos pesquisados, é um dos mais difundidos na área do ensino de gestão. |
Abstract: | This master thesis is stimulated by reflection on teaching methods in undergraduate degree in Business Administration in a Private University of Rio de Janeiro. In a qualitative approach, the study has as its central focus the active learning method, aiming to verify the impact of the case method in the perception of students and teachers of the first period of the degree course in Business Administration, which, as methodologies for analyzing education, traditional and active, articulate in the teaching-learning process. The need for innovation in higher education, with the pursuit of teaching and learning strategies that enable students to teachers more autonomy and the role of facilitators, are the core elements that streamline the process of teaching and learning in the active method, which is premised on the approach of the authors studied. In this context, learning should be understood as knowledge construction in cooperation with students and teachers aware of their role as agents of change in the teaching process. As a teaching strategy, this paper discusses the case method, which, according to theoretical surveyed, is one of the most widespread in the area of management education. |
Palavras-chave: | Administração Ensino superior |
Área(s) do CNPq: | ADMINISTRAÇÃO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Grande Rio |
Sigla da instituição: | UNIGRANRIO |
Departamento: | Unigranrio::Administração |
Programa: | Programa de Pós-Graduacão em Administração |
Citação: | MAIO, Edith Cristiane dos Santos. O impacto do uso da metodologia ativa de aprendizagem para estudantes e professores em um curso de graduação em Administração. 2014. 102 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio "Prof. José de Souza Herdy", Rio de Janeiro. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/113 |
Data de defesa: | 26-Mar-2014 |
Aparece nas coleções: | Coleção de Pós-Graduação em Administração |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Edith Cristiane dos Santos Maio.pdf | Completo | 726,46 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons