???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/207
Tipo do documento: Dissertação
Título: Aprendizagem social de gestores de projeto
Autor: Pereira, Luciano dos Santos
Primeiro orientador: Nicolini, Alexandre Mendes
Primeiro membro da banca: Nicolini, Alexandre Mendes
Segundo membro da banca: Barreto, Aldo de Albuquerque
Terceiro membro da banca: Silva, Jader Cristino de Souza
Resumo: Aprender de forma social significa envolver-se em relações com outros indivíduos, através de uma prática capaz de alimentar trocas de experiência e conhecimentos de forma reflexiva e coletiva sobre o aprendido. Unir os temas comunidade de prática, estratégia como prática e gestão de projetos, consistiu em uma tarefa complexa, onde delimitar os limites determinou-se necessário. O objetivo deste estudo é analisar como gestores de projeto aprendem de forma social em ambientes de projeto e como esse aprendizado influencia na resolução de problemas emergentes nos projetos. O estudo consiste em uma pesquisa qualitativa onde foram entrevistados oito gestores de projetos que atuam em empreendimentos ligados ao maior armador nacional (Petrobrás). Para coleta de dados foi utilizado questionário semiestruturado com perguntas abertas, para análise dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Ao final da pesquisa percebeu-se que os gestores aprendem de forma social em ambientes de projetos e que solucionam os problemas emergentes por meio do conhecimento oriundo das comunidades de prática.
Abstract: Learning in a social means to engage in relations with other individuals, through a practice capable of powering the exchange of experience and knowledge in a reflective and conference about the learned. Unite the issues community of practice, strategy as practice and project management, consisted of a complex task, which define the limits determined to be necessary. The purpose of this study is to analyze how project managers social learn in project environments and how this learning affects the resolution of emerging problems in the projects. The study consists of qualitative research were interviewed eight project managers that work in enterprises linked to increased national shipowner (Petrobras). To collect data we used semistructured questionnaire with open questions for data analysis technique was used for content analysis. At the end of the study it was found that managers learn in social environments and projects that address emerging problems through knowledge from communities of practice.
Palavras-chave: Administração
Aprendizagem
Gerenciamento estratégico
Administração de projetos
Área(s) do CNPq: ADMINISTRAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Grande Rio
Sigla da instituição: UNIGRANRIO
Departamento: Unigranrio::Administração
Programa: Programa de Pós-Graduacão em Administração
Citação: PEREIRA, Luciano dos Santos. Aprendizagem social de gestores de projeto. 2012. 135 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio "Prof. José de Souza Herdy", Rio de Janeiro, 2016 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/207
Data de defesa: 23-May-2012
Appears in Collections:Coleção de Pós-Graduação em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luciano dos Santos Pereira.pdfCompleto927,88 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons