???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/241
Tipo do documento: Dissertação
Título: Lógica matemática no ensino fundamental como instrumento facilitador da aprendizagem no ensino da matemática
Autor: Silva, Nilton Miguel da
Primeiro orientador: Lozano, Abel Rodolfo Garcia
Primeiro coorientador: Lopes, Jurema Rosa
Primeiro membro da banca: Lozano, Abel Rodolfo Garcia
Segundo membro da banca: Lopes, Jurema Rosa
Terceiro membro da banca: Reis, Haydea Maria Marino de Sant'anna
Quarto membro da banca: Garcia, Nelson Antonio Borges
Quinto membro da banca: Carmona, Sara Ianda Correa
Resumo: A presente pesquisa objetiva analisar e comparar o desempenho escolar dos alunos, envolvidos em atividades que estimulam e desenvolvam o raciocínio lógico. Como desdobramento desse objetivo: pretendemos, elaborar material didático para subsidiar o professor nas propostas de atividades que desenvolvam o raciocínio lógico, identificar as vantagens da inclusão de atividades que desenvolvam o raciocínio lógico enquanto facilitador as do ensino da matemática, segundo a opinião dos alunos envolvidos no projeto, e sugerir propostas de ensino/aprendizagem que ampliem as práticas da matemática no cotidiano das escolas públicas. O campo empírico da presente investigação é uma escola municipal situada no Município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense-RJ. Os sujeitos do estudo são vinte alunos que compõem uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental. Considerando estudos que apontam que o grande entrave seja o uso de uma metodologia mecânica e repetitiva, que não desperta o interesse do aluno, deixando de privilegiar a reflexão e a investigação, acreditamos que a inclusão de atividades que estimulem o raciocínio lógico como ferramenta facilitadora da aprendizagem da Matemática pode contribuir significativamente para a melhoria do ensino de matemática na educação básica. Embora não possa afirmar que os alunos participantes do projeto tenham “aprendido mais matemática”, posso garantir que tenho alunos mais preparados, podem não ser capazes para demonstrar um teorema, mas certamente estão mais bem preparados para compreender a sua demonstração.
Abstract: This research aims at analyzing and compare the performance of pupils, involved in activities that stimulate and develop logical reasoning. As a consequence of this objective: we want to develop educational materials to support the teacher in the proposed activities to develop logical reasoning and identify its benefits as a facilitator of mathematics teaching, in the opinion of students involved in the project, and suggest proposals to teaching / learning practices that enhance mathematics in public elementary schools. The empirical scope of this research is a public school in Duque de Caxias, Baixada Fluminense - RJ. The study group is composed of twenty eighth graders. Taking into account studies that show that the greatest obstacle is the use of a mechanical and repetitive methodology, which does not arouse students’ interest, not focusing on reflection and research, we believe that including activities that encourage logical reasoning as a facilitating tool to learn mathematics can contribute significantly to the improvement of mathematics teaching in basic education. Although you cannot assert that students participating in the project has "learned more mathematics", I can assure you that most students have prepared, may not be able to prove a theorem, but certainly are better prepared to understand your demonstration.
Palavras-chave: Educação
Matemática – Estudo e ensino
Lógica
Professores - Formação
Área(s) do CNPq: MATEMÁTICA
LÓGICA MATEMÁTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Grande Rio
Sigla da instituição: UNIGRANRIO
Departamento: Unigranrio::Ensino das Ciências
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: SILVA, Nilton Miguel da. Lógica matemática no ensino fundamental como instrumento facilitador da aprendizagem no ensino da matemática. 2012. 135 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências) - Universidade do Grande Rio "Prof. José de Souza Herdy", Duque de Caxias, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/241
Data de defesa: 13-Aug-2012
Appears in Collections:Coleção de Pós-Graduação em Ensino das Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Nilton Miguel da Silva.pdfCompleto3,99 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons