???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/254
Tipo do documento: Dissertação
Título: A construção do conhecimento geométrico à luz da teoria de Van Hiele
Autor: Araújo, Andreia Sanches de Oliveira
Primeiro orientador: Rodrigues, Chang Kuo
Primeiro coorientador: Lozano, Abel Rodolfo Garcia
Primeiro membro da banca: Rodrigues, Chang Kuo
Segundo membro da banca: Lozano, Abel Rodolfo Garcia
Terceiro membro da banca: Lopes, Jurema Rosa
Quarto membro da banca: Silva, Amarildo Melchiades da
Quinto membro da banca: Oliveira , Rosana de
Resumo: O presente estudo objetiva identificar e analisar a construção do conhecimento geométrico com a utilização de atividades pedagógicas diferenciadas. A pesquisa foi realizada em um grupo de alunos da 2ª série do Ensino Médio, de um colégio estadual na cidade de Paraíba do Sul (RJ). A proposta surgiu após uma avaliação diagnóstica do SAERJINHO, em que os alunos não obtiveram bom resultado, mesmo tendo estudado todo o conteúdo do livro didático. A pesquisa apresenta duas etapas pedagógicas, que quando direcionadas, constroem o conhecimento geométrico, fazendo com que o aluno mude de nível do pensamento geométrico. Como metodologia, escolhemos a Engenharia Didática, o qual subsidiou-nos teórica e procedimentalmente. O Produto Educacional desta pesquisa será uma vídeo-aula, contendo o tema abordado neste estudo.
Abstract: This study aims to identify and analyze the construction of geometrical knowledge with the use of different pedagogical activities. The survey was conducted on a group of students of the 2nd year of high school, a public school in the Paraiba do Sul (RJ). The proposal came after a diagnostic evaluation of SAERJINHO, where students did not obtain good assessment, even having studied the entire contents of the textbook. The research features two educational stages, which, when directed, build the geometrical knowledge, causing the student to change the level of geometric thinking. The methodology chosen the Didactic Engineering, which subsidized us theoretical and procedurally. The Educational Product of this research will be a instructional video, containing the topic covered in this study.
Palavras-chave: Educação
Matemática - Estudo e ensino
Geometria sólida
Prática de ensino
Área(s) do CNPq: EDUCAÇÃO
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Grande Rio
Sigla da instituição: UNIGRANRIO
Departamento: Unigranrio::Ensino das Ciências
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: ARAÚJO, Andreia Sanches de Oliveira. A construção do conhecimento geométrico à luz da teoria de Van Hiele. 2015. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências na Educação Básica) - Universidade do Grande Rio "Prof. José de Souza Herdy", Duque de Caxias, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/254
Data de defesa: 23-Sep-2015
Appears in Collections:Coleção de Pós-Graduação em Ensino das Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Andreia Sanches de Oliveira Araujo.pdfCompleto2,93 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons