???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/266
Tipo do documento: Dissertação
Título: A relevância da utilização de experimentos com materiais de baixo custo para a melhor aprendizagem do ensino da física
Autor: Brigagão, Paulo Alberto de Vasconcellos
Primeiro orientador: Souza, Luiz Eduardo Silva
Primeiro coorientador: Lopes, Jurema Rosa
Primeiro membro da banca: Souza, Luiz Eduardo Silva
Segundo membro da banca: Lopes, Jurema Rosa
Terceiro membro da banca: Santos, Antônio Carlos Fontes dos
Quarto membro da banca: Helayël-Neto, José Abdalla
Quinto membro da banca: Domingues, Paulo Henrique Porcheto
Resumo: Há um consenso no meio docente quanto a idéia de que a utilização de práticas experimentais em conjunto com a teoria, implica um fortalecimento dos conceitos básicos da aprendizagem, principalmente no que se refere ao entendimento da Física. Tais conceitos, fortalecidos, promoveriam uma aprendizagem significativa de relevância. Porém, o que ocorre na prática cotidiana em sala de aula, é relegar ou mesmo abandonar as aulas experimentais, criando uma discrepância entre “o que deve ser feito” e “o que é feito”. Esta pesquisa, de maneira simplificada e objetiva, indicou a importância da utilização de experimentos simples em sala de aula, utilizando materiais de baixo custo. Apontou, também, alguns sites na internet de experimentos de Física, objetivando unicamente auxiliar a escolha e execução de experimentos, todos simples, de fácil confecção e de razoável atratividade. Portanto, partindo do pressuposto de que tais experimentos auxiliam a assimilação dos conteúdos, promovendo uma aprendizagem significativa conceitual e substancial, esta pesquisa objetivou a redução das possíveis barreiras criadas entre utilizar ou não utilizar os experimentos em sala de aula, fornecendo ao docente uma facilitação na escolha das práticas experimentais, de acordo com a sua disponibilidade. Além disso, uma proposta educacional foi sugerida no que se refere a como realizar os experimentos. Ainda na linha de auxílio, na utilização de práticas experimentais em sala de aula, um conjunto de materiais de baixo custo e de fácil aquisição, doravante chamado kit, foi disponibilizado, no desejo de o mesmo ser utilizado em uma grande quantidade de experimentos simples aplicados as aulas de física do Ensino Médio. Tal prática foi analisada, indicando que os conceitos que sustentam as teorias dos alunos foram alterados positivamente com a utilização da metodologia proposta, possibilitando uma modificação do desempenho destes nas avaliações de aprendizagem propostas.
Abstract: There is a consensus among teachers, concerning the idea that the use of experimental practices in conjunction with the theory implies a strengthening of the basic concepts of learning, mainly with regard to the understanding of physics. Such strengthened concepts would promote meaningful learning. But what occurs in daily practice in the classroom, is to relegate or even to abandon the experimental classes, creating a discrepancy between "what should be done" and "what is done". The present research, in a simplified and objective manner, indicates the importance of applying simple experiments in the classroom, using low cost materials. Also pointed out some sites in Internet of physics experiments, aiming assist the choice and execution of experiments, all simple, easy to manufacture and reasonably attractive. Therefore, starting from the assumption that such experiments help the assimilation of content, promoting a conceptual and substantial meaningful learning, the present research aimes to reduce the possible barriers between use or not to use the experiments in the classroom, providing the teacher a choice of several experimental practices, according to their availability. In addition, a new proposal has been suggested regarding how to perform the experiments. A set of materials of low cost and easy to purchase, now called kit was made available, to be used in a lot of simple experiments applied at the high school physics classes. This practice was analyzed, indicating that the concepts underpinning theories of students have changed with the use of the proposed methodology, enabling improving the performance of the assessments of learning proposals.
Palavras-chave: Educação
Física
Física - Experiências
Área(s) do CNPq: EDUCAÇÃO
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Grande Rio
Sigla da instituição: UNIGRANRIO
Departamento: Unigranrio::Ensino das Ciências
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: BRIGAGÃO, Paulo Alberto de Vasconcellos. A relevância da utilização de experimentos com materiais de baixo custo para a melhor aprendizagem do ensino da física. 2015. 88 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências na Educação Básica) - Universidade do Grande Rio "Prof. José de Souza Herdy", Duque de Caxias, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/266
Data de defesa: 11-Jun-2015
Appears in Collections:Coleção de Pós-Graduação em Ensino das Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Paulo Alberto de Vasconcellos Brigagao.pdfCompleto2,18 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons