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Tipo do documento: Dissertação
Título: Professor: profissão de risco: a percepção das condições de trabalho por docentes em IES privadas no Rio de Janeiro
Autor: Ferreira, Paula Cristina Afonso dos Santos
Primeiro orientador: Nascimento, Rejane Prevot
Primeiro membro da banca: Nascimento, Rejane Prevot
Segundo membro da banca: Segre, Lidia Micaela
Terceiro membro da banca: Andrade, Antonio Rodrigues de
Resumo: O presente estudo tem como objeto o trabalho docente nas Instituições de Ensino Superior (IES) Privado no Rio de Janeiro. O esforço ao longo da pesquisa foi o de analisar as relações e condições do trabalho docente em IES privadas, e para isto foram selecionadas três instituições no Rio de Janeiro. Foi realizada uma caracterização das IES pesquisadas a partir de algumas variáveis destacadas pela autora. Para que fosse possível analisar os dados foi necessário percorrer a literatura existente sobre o assunto. Mediante a análise do referencial teórico relativo às questões do trabalho docente no país, as entrevistas semi-estruturadas e a observação participante, foram investigadas questões como regime de trabalho docente, qualificação/titulação docente, práticas de gestão nas IES privadas contemporâneas, legislação e outros. Constatou-se que elementos como número excessivo de alunos em sala de aula, número elevado de turmas para manter a subsistência e a insegurança no emprego são fatores que desencadeiam a precarização no trabalho docente. A instituição onde realizam suas atividades laborais não lhe trazem segurança quanto ao futuro.
Abstract: The present study has as its object the teaching work in Private Higher Education Institutions in Rio de Janeiro. The effort throughout the research was to analyze the relations and conditions of teaching in private higher education institutions, and for this we selected three institutions in Rio de Janeiro. A characterization of higher education institutions surveyed from some variables highlighted by the author. For it was possible to analyze the data was necessary to go through the existing literature on the subject. Through the analysis of the theoretical issues concerning the teaching in the country, the semi-structured interviews and participant observation were investigated issues such as arrangements for teaching, qualification teaching, management practices in higher education institutions private contemporary legislation and others. It was found that factors such as excessive number of students in the classroom, high number of classes to maintain the livelihood and job insecurity are factors that t igger instability in teaching. The institution where they perform their work activities do not bring security for the future.
Palavras-chave: Administração
Ensino superior
Área(s) do CNPq: ADMINISTRAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Grande Rio
Sigla da instituição: UNIGRANRIO
Departamento: Unigranrio::Administração
Programa: Programa de Pós-Graduacão em Administração
Citação: Ferreira, Paula Cristina Afonso dos Santos. Professor: profissão de risco: a percepção das condições de trabalho por docentes em IES privadas no Rio de Janeiro. 2012. 115 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio "Prof. José de Souza Herdy", Rio de Janeiro.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/64
Data de defesa: 29-Mar-2012
Aparece nas coleções:Coleção de Pós-Graduação em Administração

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