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Tipo do documento: Dissertação
Título: Como uma universidade corporativa desenvolve valores e competências organizacionais: estudo de caso da Universidade Corporativa Esho
Autor: Santos, José Antônio Alves dos
Primeiro orientador: Andrade , Rui Otávio Bernardes de
Primeiro membro da banca: Andrade, Rui Otávio Bernardes de
Segundo membro da banca: Freitas Júnior, Antônio Araújo de
Terceiro membro da banca: Nascimento, Rejane Prevot
Resumo: Devido as mudanças ocorridas no mundo dos negócios, as empresas necessitaram promover uma visão mais ampla no que diz respeito ao Treinamento e Desenvolvimento dos seus colaboradores. A ênfase recai sobre o aprendizado que permite à organização manter pessoas atualizadas frente à constantes e rápidas mudanças do mundo atual. Neste cenário suege então, o conceito de Universidade Corporativa, onde se destaca a criação de um diferencial significativo no desenvolvimento pessoal e profissional dos funcionários. Este trabalho tem como objetivo investigar como uma Universidade Corporativa desenvolve em seus colaboradores valores e competências organizacionais, no sentido de alcançar as estratégias propostas pela empresa. A metodologia desenvolvida baseia-se em uma pesquisa qualitativa, por meio de um Estudo de Caso da Universidade Corporativa pertencente ao grupo hospitalar Rede Esho. Foram entrevistadas doze pessoas envolvidas nesta instituição, dentre gestores, professores e colaboradores da empresa. O trabalho foi desenvolvido em quatro capítulos. No capítulo um é apresentada a introdução do trabalho, seguindo-se o capítulo dois com o referencial teórico. O capítulo três apresenta os procedimentos metodológicos de pesquisa. No capítulo quatro são descritos o estudo de caso da Universidade Corporativa - U.C. ESHO e a análise dos dados de pesquisa. Finalizando o trabalho, no capítulo cinco são apresentadas as considerações finais e sugestões para futuras pesquisas. Os dados de pesquisa analisados à luz do referencial teórico mostram que o modelo da Universidade Corporativa da Rede Esho, apesar de apresentar alguns aspectos críticos na visão dos funcionários, cumpre o esperado pela organização, desempenhando um papel no desenvolvimento das habilidades e competências necessárias à sustentação da vantagem competitiva da empresa.
Abstract: Ongoing changes in the world of business have led companies to conceive a wider perspective on Training and Development of their workers and cooperators, by emphasizing courses that allow their organization to keep their members updated on the constant and swift changes of the present world. This scenario gives rise to the concept of Corporate University, creating a significant differential in the personal and professional development of employees. The purpose of this study is investigating how a Corporate University develops in its workers and associates organizational values and competences to achieve the strategies proposed by companies. The methodology is based on quality research, whereby it develops a Case Study at Esho Network Corporate University. Twelve persons, amongst managers, professors and cooperators involved with this institution, were interviewed. The work was divided into four chapters. Chapter I is a preamble of the study, Chapter II presents its theoretical foundations, Chapter III defines its methodologies and Chapter IV describes the case study at ESHO Corporate University, analyzing the data of the research. Finally, Chapter V offers the conclusions and suggestions for future researches. The research data examined in light of the theoretical foundations evidences the model of Esho Network Corporate University fulfills its expectations - even though, in the opinion of the employees, it must work on some critical aspects -, and is key in developing the qualifications and competences required to sustain the company’s competitive advantage
Palavras-chave: Administração
Aprendizagem organizacional
Gestão do conhecimento
Área(s) do CNPq: ADMINISTRAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Grande Rio
Sigla da instituição: UNIGRANRIO
Departamento: Unigranrio::Administração
Programa: Programa de Pós-Graduacão em Administração
Citação: SANTOS, José Antônio Alves dos. Como uma universidade corporativa desenvolve valores e competências organizacionais: estudo de caso da Universidade Corporativa Esho. 2009. 99 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio "Prof. José de Souza Herdy", Rio de Janeiro.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/107
Data de defesa: 3-Apr-2009
Appears in Collections:Coleção de Pós-Graduação em Administração

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