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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Rafael Deolindo-
dc.contributor.advisor1Nicolin, Alexandre Mendes-
dc.contributor.referee1Nicolin, Alexandre Mendes-
dc.contributor.referee2Freitas, Angilberto Sabino de-
dc.contributor.referee3Irigaray, Hélio Arthur Reis-
dc.date.accessioned2017-02-08T12:43:43Z-
dc.date.issued2016-03-30-
dc.identifier.citationPEREIRA, Rafael Deolindo. Normativo ou vivencial?: uma análise do projeto pedagógico do curso de Administração nas instituições de ensino superior sob a ótica da aprendizagem organizacional. 2016. 101 f. Dissertação (mestrado em Administração) – Universidade do Grande Rio “Prof. José de Souza Herdy”, Escola de Ciências Sociais e Aplicadas, Rio de Janeiro, 2016.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/123-
dc.description.resumoO Projeto Pedagógico de Curso do Curso Superior de Administração figura ao mesmo tempo como um instrumento de cunho legal e estratégico para as Instituições de Ensino Superior. Porém, poucos são os casos em que os processos de concepção e utilização de um instrumento organizacional aparecem de formas tão variadas e distintas, gerando uma lacuna entre o que poderia ser denominado PPC Normativo e o PPC Vivencial. Com base nesse cenário, o objetivo central deste trabalho é investigar em que aspectos o PPC no Curso de Administração nas IES pode ser compreendido enquanto um instrumento de aprendizagem organizacional, mediante os conceitos teóricos das comunidades de prática. O trabalho realizado consistiu em um estudo de natureza quantitativa de caráter descritivo não experimental, baseado na modalidade de levantamento com pesquisa bibliográfica, coleta de dados com questionários no método survey e posterior análise de clusteres pelo método de duas etapas. Ao término do estudo, foram apurados indícios da existência de duas vertentes distintas englobando os processos de concepção e utilização do PPC de Administração nas IES: uma de cunho normativo com as subdivisões de PPC Legal e PPC Burocrático, outra de cunho vivencial com as divisões de PPC estratégico e PPC enquanto instrumento de aprendizagem organizacional. Os resultados de campo apontaram para a compreensão do PPC enquanto repertório compartilhado, mas não apresentaram indícios das dimensões de empreendimento conjunto e engajamento mútuo. Não foram percebidas fortes diferenças entre os cenários de IES públicas e privadas dentro dos parâmetros estudados.por
dc.description.abstractThe Educational Project Management of the Degree Course figure both as a legal and strategic nature tool for higher education institutions. However, there are few cases in which the processes of design and use of an organizational tool appear as varied and different ways, creating a gap between what might be termed Regulatory PPC and Experiential PPC. Based on this scenario, the central objective of this study is to investigate which aspects of the PPC in the Administration Course in HEIs can be understood as an organizational learning tool by the theoretical concepts of communities of practice. The work consisted of a quantitative study of non-experimental descriptive, based on the survey mode with bibliographical research, data collection with questionnaires in the survey method and subsequent analysis of clusters by the two-step method. At the end of the study, the existence of two distinct strands indications were determined encompassing the design process and use of the Board of PPC in HEIs: a normative nature with the subdivisions of legal PPC and Bureaucratic PPC, another experiential nature with divisions strategic PPC and PPC as organizational learning tool. Field results pointed to the understanding of PPC while shared repertoire, but showed no evidence of the development dimensions together and mutual engagement. There were perceived strong differences between the public and private IHE scenarios within the parameters studied.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Janser dos Santos Nascimento ([email protected]) on 2017-02-08T12:43:43Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Rafael Deolindo Pereira.pdf: 2191305 bytes, checksum: 50c5f2f1f5ef9b711b48592d76f7ff2e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-02-08T12:43:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Rafael Deolindo Pereira.pdf: 2191305 bytes, checksum: 50c5f2f1f5ef9b711b48592d76f7ff2e (MD5) Previous issue date: 2016-03-30eng
dc.description.sponsorshipCNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Grande Riopor
dc.publisher.departmentUnigranrio::Administraçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIGRANRIOpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduacão em Administraçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectAdministraçãopor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectAprendizagem organizacionalpor
dc.subjectUniversidade e faculdadespor
dc.subject.cnpqADMINISTRAÇÃOpor
dc.titleNormativo ou vivencial?: uma análise do projeto pedagógico do curso de Administração nas instituições de ensino superior sob a ótica da aprendizagem organizacionalpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Coleção de Pós-Graduação em Administração

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