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Campo DCValorIdioma
dc.creatorGarcia, Rodrigo Antônio-
dc.contributor.advisor1Freitas, Angilberto Sabino de-
dc.contributor.referee1Freitas, Angilberto Sabino de-
dc.contributor.referee2Rezende, José Francisco de Carvalho-
dc.contributor.referee3Ferreira, Jorge Brantes-
dc.date.accessioned2017-02-13T17:33:37Z-
dc.date.issued2016-02-29-
dc.identifier.citationGARGIA, Rodrigo Antônio. O efeito da interatividade e do suporte técnico na intenção de uso de um sistema de e-learning. 2016. 84 f. Dissertação (mestrado em Administração) – Universidade do Grande Rio “Prof. José de Souza Herdy”, Escola de Ciências Sociais e Aplicadas, Rio de Janeiro, 2016.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/142-
dc.description.resumoVários pesquisadores se dedicaram a estudar, nos últimos anos, os fatores determinantes para a aceitação ou não de um determinado sistema por parte dos usuários. Conforme Freitas (2009) o uso do computador como mediador das interações no ambiente de aprendizagem, além de representar a 3ª geração na evolução tecnológica da Educação a Distância (EaD), também possibilitou o e-learning. Ainda conforme Freitas (2009) embora exista este ponto em comum, educação a distância e e-learning não significam a mesma coisa. E-learning pode ser entendido como o uso de tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem, com a Internet como suporte, podendo ser presencial ou a distância. Este trabalho teve como objetivo identificar quais as variáveis que influenciam positiva ou negativamente a aceitação do uso do e-learning por alunos de um curso de graduação a distância, de uma Instituição de Ensino Superior (IES), como uma ferramenta para o processo de ensino/aprendizagem. A partir da revisão da literatura foi identificado que o Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM) de Davis (1989) seria o mais robusto para avaliação proposta. Foi aplicado um questionário, que resultou em uma amostra de 260 alunos e os dados obtidos foram analisados através da Modelagem de Equações Estruturais (SEM). Os resultados confirmaram a validade de todas as hipóteses. As relações previstas no modelo TAM original foram confirmadas neste estudo, assim como a disponibilidade de suporte técnico sobre a facilidade de uso percebida e da interatividade sobre a utilidade percebida.por
dc.description.abstractIn the recent years, several researchers are dedicated to study the determining factors for the acceptance or rejection of a particular system by the users. According to Freitas (2009), the using of the computer as a mediator of the interactions in the learning environment, besides to represent the 3rd generation in the technological evolution of the Distance Education (DE), it also enabled the e-learning. Still, according to Freitas (2009), although there is this common point, distance education and e-learning do not mean the same thing. E-learning can be understood as the use of digital technologies in the teaching-learning process, with the Internet as a support and it may be in person or at a distance. This study aimed to identify the variables that influence positively or negatively in the e-learning use acceptance by the students in an undergraduate course at a distance, of a Higher Education Institution (HEI), as a tool for teaching/learning process. From the literature review, it was identified that Davis's (1989) Technology Acceptance Modeling (TAM) would be the most robust for the proposal evaluation. It was apllied a questionnaire, which resulted in a sample of 260 students and the obtained data were analyzed using the Structural Equation Modeling (SEM). The results confirmed the validity of all assumptions. The Planned Relations in the original TAM Modeling were confirmed in this study, as well as the availability of the technical support on the perceived facility of use and the interactivity on the perceived usefulness.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Janser dos Santos Nascimento ([email protected]) on 2017-02-13T17:33:37Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Rodrigo Antônio Garcia.pdf: 1352542 bytes, checksum: ac50a946bc4d10b4035cb5109bb37e34 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-02-13T17:33:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Rodrigo Antônio Garcia.pdf: 1352542 bytes, checksum: ac50a946bc4d10b4035cb5109bb37e34 (MD5) Previous issue date: 2016-02-29eng
dc.description.sponsorshipCNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Grande Riopor
dc.publisher.departmentUnigranrio::Administraçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIGRANRIOpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduacão em Administraçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectAdministraçãopor
dc.subjectEducação a distânciapor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subject.cnpqADMINISTRAÇÃOpor
dc.titleO efeito da interatividade e do suporte técnico na intenção de uso de um sistema de e-learningpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Coleção de Pós-Graduação em Administração

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