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Campo DCValorIdioma
dc.creatorVieira, Vânia Cristina Gomes-
dc.contributor.advisor1Silva, Emmanuel João Leal Nogueira da-
dc.contributor.advisor2Vianna, Gustavo André de Deus Carneiro-
dc.contributor.referee1Neves, Aline de Almeida-
dc.contributor.referee2Mendonça, Thais Accorsi-
dc.contributor.referee3Vieira, Victor Talarico Leal-
dc.date.accessioned2017-02-13T21:45:35Z-
dc.date.issued2016-02-01-
dc.identifier.citationVieira, Vânia Cristina Gomes. Avaliação bidimensional do transporte do canal radicular após preparos apicais largos com sistemas rotatórios, reciprocantes e adaptativos. 2016. 30 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Odontologia) - Universidade do Grande Rio, Duque de Caxias.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/145-
dc.description.resumoEste estudo avaliou a habilidade dos sistemas rotatórios (ProTaper Universal [PTU] e ProTaper Next [PTN]), reciprocantes (Reciproc [R] e Waveone [WO]) e adaptativos (Twisted File Adaptivo [TFA]) na manutenção do perfil original da anatomia do canal radicular após preparações apicais de tamanho #40. Para isso, cinqüenta canais radiculares curvos simulados em blocos de resina foram divididos aleatoriamente em 5 grupos (n = 10) de acordo com o sistema de instrumentação: PTU, PTN, R, WO e TFA. Dez blocos foram utilizados como um grupo de controle em que nenhuma instrumentação foi realizada. Imagens estereoscópica de cada bloco foram tomadas exatamente na mesma posição antes e após a instrumentação. Todo o processamento de imagens e análises de dados foram realizadas com um programa de código aberto (Fiji). Avaliação do transporte de canal foi obtido para 2 regiões do canal independentes: porções retas e curvas. A análise de variância univariada e o teste de Tukey foram utilizados para avaliar os resultados (P<0,05). Os resultados demonstraram que os sistemas de instrumentação influenciaram significativamente o transporte de canal (P = 0,000). O transporte foi maior na porção curva do canal (P = 0,000). Ao avaliar toda a extensão do canal simulado, o sistema TFA induziu a menor média de transporte do canal seguido por PTN, R, WO e PTU. Uma interação significativa entre o sistema de instrumentação e porção do canal radicular também foi encontrada; na porção reta, os sistemas TFA e R produziram transporte de canal similar (P> 0,05), que foi significativamente menor do que WO, PTN e PTU (P = 0,000); na porção curva, o sistema TFA resultou no menor transporte do canal seguido pelos sistemas PTN, R, WO e PTU (P = 0,000). Dentro das limitações deste estudo, podemos concluir que o sistema TFA produziu menor transporte do canal quando comparado com os outros sistemas testados. O sistema de múltiplas limas PTU causou maior transporte do canal.por
dc.description.abstractThis study evaluated the ability of rotary (ProTaper Universal [PTU] and ProTaper Next [PTN]), reciprocating (Reciproc [R] and WaveOne [WO]) and adaptive (Twisted File Adaptive [TFA]) systems in maintaining the original profile of root canal anatomy after apical preparations up to size 40. Fifty curved root canals simulated in clear resin blocks were randomly assigned to 5 groups (n = 10) according to the instrumentation system: PTU, PTN, R, WO and TFA. Ten blocks were used as a control group where no instrumentation was performed. Color stereomicroscopic images from each block were taken exactly at the same position before and after instrumentation. All image processing and data analysis were performed with an open-source program (Fiji). Evaluation of canal transportation was obtained for 2 independent canal regions: straight and curved portions. Univariate analysis of variance and Tukey Honestly Significant Difference were used and a cut-off for significance was set at α = 5%. Instrumentation systems significantly influenced canal transportation (P = .000). Transportation was higher at the curved canal portion (P = .000). For both canal levels, TFA system induced the lowest mean of canal transportation followed by PTN, R, WO and PTU systems. However, a significant interaction between instrumentation system and root canal level was also found; at the straight portion, R and TFA systems produced similar canal transportation (P > .05), which was significantly lower than the WO, PTN and PTU systems (P = .000); at the curved part, TFA system resulted in the lowest canal transportation followed by PTN, R, WO and PTU systems (P = .000). TFA system produced overall less canal transportation than the others systems. The multi-file rotary system ProTaper Universal caused more canal transportation then the other tested systems.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Patricia Vieira Silva ([email protected]) on 2017-02-13T21:45:35Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Vânia Cristina Gomes Vieira.pdf: 785425 bytes, checksum: cc1bc533a083ae2fbd7884192bdbb763 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-02-13T21:45:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Vânia Cristina Gomes Vieira.pdf: 785425 bytes, checksum: cc1bc533a083ae2fbd7884192bdbb763 (MD5) Previous issue date: 2016-02-01eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Grande Riopor
dc.publisher.departmentUnigranrio::Odontologiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIGRANRIOpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Odontologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/-
dc.subjectOdontologiapor
dc.subjectEndodontiapor
dc.subjectCanal radicular - Tratamentopor
dc.subjectPreparo de canal radicularpor
dc.subjectInstrumentaçãopor
dc.subject.cnpqOdontologiapor
dc.titleAvaliação bidimensional do transporte do canal radicular após preparos apicais largos com sistemas rotatórios, reciprocantes e adaptativospor
dc.typeDissertaçãopor
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