Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/152
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Danielle Almeida-
dc.contributor.advisor1Nicolini, Alexandre Mendes-
dc.contributor.referee1Nicolini, Alexandre Mendes-
dc.contributor.referee2Wanderley, Sérgio Eduardo de Pinho Velho-
dc.contributor.referee3Pitassi, Cláudio-
dc.date.accessioned2017-06-16T13:03:43Z-
dc.date.issued2016-03-31-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Danielle Almeida. Desenvolvimento de competências docentes nos cursos de graduação em Administração nas IES privadas do Estado do Rio de Janeiro. 2016. 96 f. Dissertação (mestrado em Administração) – Universidade do Grande Rio “Prof. José de Souza Herdy”, Escola de Ciências Sociais e Aplicadas, Rio de Janeiro, 2016.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/152-
dc.description.resumoAs atuais exigências mercadológicas e profissionais também chegaram ao ensino superior, com destaque para as IES privadas, devido às políticas públicas de governo dos últimos 20 anos que flexibilizaram o processo de abertura destas, ocasionando um crescimento acentuado. O papel desempenhado pelas IES privadas no contexto educacional atual é de extrema importância, pois essas instituições formam boa parte da mão de obra para o país. Outro destaque é a demanda por cursos de graduação em Administração, que se deve principalmente à necessidade das organizações brasileiras, consolidando o Administrador como indispensável à economia e sociedade brasileira, vislumbrando um extenso campo de atuação e emergente mercado de trabalho para esse profissional. Nesse contexto, uma engrenagem fundamental para que o processo de formação do Administrador ocorra é o docente, que por vezes trilha um caminho solitário na busca de aquisição de competências para se estabelecer no mercado de trabalho e atender às demandas discentes. Esse trabalho teve como objetivo identificar se as competências desenvolvidas pelos docentes dos cursos de graduação em Administração nas IES privadas ocorrem de maneira formal ou informal. A pesquisa realizada foi de cunho qualitativo, com posterior aplicação da técnica de análise de conteúdo. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Também foi necessária pesquisa bibliográfica sobre a temática, de forma que pudesse ajudar a explicar o fenômeno estudado. Ao final encontra-se a apresentação dos resultados: de que maneira os docentes dos cursos de graduação em Administração nas IES privadas desenvolvem suas competências.por
dc.description.abstractThe current marketing requirements and professionals also come to higher education, especially in private PEIs due to public policies of government of the last 20 years have eased the process of opening these, causing a sharp rise. The role of private PEIs in the current educational context is very important, because these institutions make up much of the manpower for the country. Another highlight is the demand for undergraduate courses in Business Administration, which is mainly due to the need of Brazilian organizations, consolidating the Administrator as indispensable to the economy and Brazilian society, glimpsing an extensive field of action and emerging job market for this professional. In this context, a key gear for the Administrator of the training process occurs is the teacher, sometimes a lonely trail path in the acquisition of skills to establish in the labor market and meet the students' demands. This study aimed to identify if the skills developed by teachers of undergraduate courses in Administration in private HEI occur formally or informally. The research was qualitative in nature, with subsequent application of the content analysis technique. For data collection semi-structured interviews were conducted. It was also necessary literature on the subject, so that could help explain the phenomenon studied. At the end is the presentation of the results: how teachers of undergraduate courses in Administration in private HEI develop their skills.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Janser dos Santos Nascimento ([email protected]) on 2017-06-16T13:03:42Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Danielle Almeida Oliveira.pdf: 1396083 bytes, checksum: 81de97a265b97b74d4c705870d8a1855 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-16T13:03:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Danielle Almeida Oliveira.pdf: 1396083 bytes, checksum: 81de97a265b97b74d4c705870d8a1855 (MD5) Previous issue date: 2016-03-31eng
dc.description.sponsorshipCNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Grande Riopor
dc.publisher.departmentUnigranrio::Administraçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIGRANRIOpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduacão em Administraçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectAdministraçãopor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectProfessores universitáriospor
dc.subjectUniversidades e faculdades particularespor
dc.subject.cnpqADMINISTRAÇÃOpor
dc.titleDesenvolvimento de competências docentes nos cursos de graduação em Administração nas IES privadas do Estado do Rio de Janeiropor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Coleção de Pós-Graduação em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Danielle Almeida Oliveira.pdf1,36 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons