Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/16
Tipo do documento: Dissertação
Título: A aplicação do ensino de historia da ciência em uma aprendizagem significativa da disciplina Química
Autor: Santos Sobrinho, Celso Luis Soares dos
Primeiro orientador: Morais Filho, Zenildo Buarque de
Primeiro coorientador: Lima, Jacqueline de Cassia Pinheiro
Primeiro membro da banca: Morais Filho, Zenildo Buarque
Segundo membro da banca: Lima, Jacqueline de Cassia Pinheiro Lima
Terceiro membro da banca: Pinto, Wilma Clemente de Lima
Quarto membro da banca: Koehler, Carlos Benevenuto Guisard
Quinto membro da banca: Correa, Marilza Batista
Resumo: O presente trabalho descreve uma aplicação da História da Ciência nas aulas sobre leis ponderais, com o intuito de realizar uma aprendizagem significativa da disciplina Química. Para isto, foram utilizados o máximo de recursos didáticos disponíveis e um questionário sócio-econômico que combinado a avaliações trouxessem um parâmetro da evolução dos sujeitos da pesquisa em relação aos tópicos do assunto tratado, permitindo uma plausível análise da situação proposta. Também foi realizada uma análise de livros didáticos selecionados pelo PNLEM (Programa Nacional dos Livros de Ensino Médio) e uma entrevista com um grupo de professores de Química de diversas instituições visando reconhecer o grau de relevância dado a História da Ciência nas aulas lecionadas por este grupo e no material didático recomendado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Busca-se também neste trabalho estimular a capacidade de questionamento e interpretação dos discentes, competências fundamentais para a formação de cidadãos imbuídos de senso crítico.
Abstract: This thesis describes an application of the History of Science classes on weight laws in order to achieve a meaningful learning Chemistry as a subject. To do so, we used the maximum of available teaching resources and a socioeconomic questionnaire that when combined to evaluations would bring a parameter of the evolution of the research subjects in relation to the topics of the subject, providing a plausible analysis of the proposed situation. Also, an analysis of textbooks selected by PNLEM (National Program of Ensino Medio Books) was accomplished as well as an interview with a group of chemistry teachers from several institutions in order to recognize the level of relevance given to either to the History of Science in classes taught by this group and or to textbooks recommended by the Ministry of Education and Culture (MEC). This work aims also at stimulating learner’s ability for questioning and interpretating, which are considered basic skills to the constitution of citizens imbued with a critical sense.
Palavras-chave: Educação
Educação básica
Química – Estudo e ensino
Ciência – História
Aprendizagem
Livros didáticos – Química – Avaliação
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Grande Rio
Sigla da instituição: UNIGRANRIO
Departamento: Unigranrio::Ensino das Ciências
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: Santos Sobrinho, Celso Luis Soares dos. A aplicação do ensino de historia da ciência em uma aprendizagem significativa da disciplina Química. 2010. 155 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade do Grande Rio, Duque de Caxias.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/16
Data de defesa: 30-Set-2010
Aparece nas coleções:Coleção de Pós-Graduação em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Celso Luis Soares dos Santos Sobrinho.pdf5,11 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.