Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/176
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Roberta Borelli de Araujo Marinho de-
dc.contributor.advisor1Freitas, Angilberto Sabino-
dc.contributor.referee1Freitas, Angilberto Sabino-
dc.contributor.referee2Zouain, Deborah Moraes-
dc.contributor.referee3Neves, Antonio Maurício Castanheira das-
dc.date.accessioned2018-07-02T16:18:44Z-
dc.date.issued2018-03-05-
dc.identifier.citationCARVALHO, Roberta Borelli de Araujo Marinho de. Alinhamento estratégico da gestão do conhecimento: um estudo de uma instituição de ensino superior do Rio de Janeiro. 2018. 93 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio, Rio de Janeiro, 2018.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/176-
dc.description.resumoO objetivo desta dissertação foi investigar a importância atribuída por trabalhadores do conhecimento numa Instituição de Ensino Superior - os docentes – aos direcionadores e à dinâmica de alinhamento estratégico da gestão do conhecimento. Entendendo que as IES são organizações onde se cria e dissemina conhecimento, instituições que formam profissionais qualificados para desenvolverem atividades e contribuírem com o mercado e a sociedade, faz-se necessário estar atento às mudanças do mercado e, destacar a Gestão do Conhecimento como prática importante para o desenvolvimento organizacional. As instituições de ensino superior são organizações que efetivamente transformam a sociedade em sociedade do conhecimento. Esta pesquisa foi realizada no Centro Universitário Celso Lisboa, Instituição de Ensino Superior Privada, no Rio de Janeiro, visando identificar em que extensão o alinhamento estratégico da gestão do conhecimento baseado nos constructos estudados nesta pesquisa (Pensamento Estratégico, Contextos Capacitantes e Excedentes Cognitivos) impulsionam a geração de Valor numa IES. Os achados deste estudo foram operacionalizados por meio de argumentos, suposições e hipóteses que permitiram identificar que existe percepção diferenciada dos sujeitos, em vista do Alinhamento Estratégico da Gestão do Conhecimento, no tocante aos direcionadores de Geração de Valor na IES estudada.por
dc.description.abstractThe aim of this work was to investigate the importance attached by knowledge workers in an institution of higher education - the teachers - the drivers and the strategic alignment of the dynamics of knowledge management. Understanding that higher education institutions are organizations where it creates and disseminates knowledge, institutions that train skilled professionals to develop activities and contribute to the market and society, given it is necessary to be to market changes and highlight the knowledge management as an important practice for organizational development. Higher education institutions are organizations that effectively transform society into a knowledge society. This research was conducted at the University Center Celso Lisboa, Institution of Private Higher Education in Rio de Janeiro, to identify to what extent the strategic alignment of knowledge management based on the constructs studied in this research (Strategic Thinking, Contexts empowering and Surplus Cognitive) drive the generation of Value in an IES. The findings were operationalized by argument, assumptions and hypotheses that have identified that there is different perception of the subject, in view of the Strategic Knowledge Management Alignment, with regard to drivers of Value Creation in the studied HEI.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Janser dos Santos Nascimento ([email protected]) on 2018-07-02T16:18:44Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Roberta Borrelli de Araujo Marinho de Carvalho.pdf: 1297107 bytes, checksum: de4cc7463ad26cb609f69a1f07c1280a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-02T16:18:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Roberta Borrelli de Araujo Marinho de Carvalho.pdf: 1297107 bytes, checksum: de4cc7463ad26cb609f69a1f07c1280a (MD5) Previous issue date: 2018-03-05eng
dc.description.sponsorshipCNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Grande Riopor
dc.publisher.departmentUnigranrio::Administraçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIGRANRIOpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduacão em Administraçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectAdministraçãopor
dc.subjectGestão do conhecimentopor
dc.subjectCapital intelectualpor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subject.cnpqADMINISTRAÇÃOpor
dc.titleAlinhamento estratégico da gestão do conhecimento: um estudo de uma instituição de ensino superior do Rio de Janeiropor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Coleção de Pós-Graduação em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Roberta Borrelli de Araujo Marinho de Carvalho.pdfCompleto1,27 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons