Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/17
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Cesar Bernardo-
dc.contributor.advisor1Morais Filho, Zenildo Buarque de-
dc.contributor.advisor-co1Puggian, Cleonice-
dc.date.accessioned2016-05-31T22:50:53Z-
dc.date.issued2012-03-27-
dc.identifier.citationFerreira, Cesar Bernardo. O uso de amostrador artesanal para o estudo do equilíbrio químico: uma ferramenta para o ensino de química. 2012. 136 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade do Grande Rio, Duque de Caxias.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/17-
dc.description.resumoEste trabalho relata o processo de produção de uma ferramenta pedagógica, para ser utilizada por docentes dos níveis médio e superior. A prática didática desenvolvida foram aulas práticas acerca do tema Equilíbrio Iônico, como um instrumento motivador e desencadeador da atividade prática. Os objetivos desta obra são explorar as potencialidades de um objeto de aprendizagem (Amostrador Didático Acqua) através de um vídeo sobre o tema equilíbrio iónico direcionado a docentes da área de ciências químicas e biológicas; fazer uma análise dos livros didáticos adotados pelo PNLEM para o ensino de química, acerca do tema Equilíbrio Iônico; descrever como produzir o Amostrador Didático Acqua e com utilizá-lo didaticamente; Avaliar como os professores de química e biologia do ensino médio percebem o potencial do Amostrador Didático Acqua para o ensino do equilíbrio iónico através de um vídeo. A metodologia empregada foi a gravação de um vídeo que abrange aspectos relacionados com o ensino do Equilíbrio Iônico, juntamente com a demonstração de como construir e utilizar o Amostrar Didático Acqua. Coleta de dados sobre o questionário respondido pelos professores que avaliaram o vídeo do ponto de vista educacional. Os resultados obtidos demonstram que os obstáculos para o ensino e aprendizagem dos vários conteúdos de química também se apresentam para o tema equilíbrio químico. Já os livros adotados pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio, ainda necessitam melhorar a sua linguagem.por
dc.description.abstractThis paper reports the process of producing an educational tool to be used by teachers of secondary and tertiary levels. The practice teaching practical lessons were developed on the subject ionic balance, as a means of motivating and triggering practical activity. The objectives of this work are to explore the potential of a learning object (Didactic Acqua sampler) through a video on the subject ionic balance aimed at teachers in the area of chemical and biological sciences, to make an analysis of the textbooks adopted for teaching by PNLEM chemistry, ionic balance of the topic, describing how to produce the sampler Acqua Didactic and use it didactically; assess the chemistry and biology teachers in high school realize the potential of the sampler for the Acqua Didactic teaching of ionic balance through a video. The methodology used was to record a video that covers issues related to the teaching of ionic balance, along with a demonstration of how to build and use the Guided Sampling Acqua. Collecting data on the questionnaire answered by teachers who evaluated the video from an educational standpoint. The results show that the obstacles to teaching and learning the various contents of chemistry is also presented for the topic chemical equilibrium. Since the books adopted by the National Textbook Program for high school, still need to improve their language.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Patricia Vieira Silva ([email protected]) on 2016-05-31T22:50:53Z No. of bitstreams: 1 Cesar Bernardo Ferreira.pdf: 1820622 bytes, checksum: 6e44a1787b65150a17f45a276c05c861 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-05-31T22:50:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Cesar Bernardo Ferreira.pdf: 1820622 bytes, checksum: 6e44a1787b65150a17f45a276c05c861 (MD5) Previous issue date: 2012-03-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Grande Riopor
dc.publisher.departmentUnigranrio::Ensino das Ciênciaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIGRANRIOpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEquilíbrio iônicopor
dc.subjectAmostrador didático - Acquapor
dc.subjectAprendizagem por atividadespor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleO uso de amostrador artesanal para o estudo do equilíbrio químico: uma ferramenta para o ensino de químicapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Coleção de Pós-Graduação em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cesar Bernardo Ferreira.pdfcompleto1,78 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.