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http://localhost:8080/tede/handle/tede/186
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A intenção de uso do consumidor brasileiro em relação ao carro elétrico |
Autor: | Monteiro , Daniel Braga |
Primeiro orientador: | Freitas, Angilberto Sabino |
Primeiro membro da banca: | Freitas, Angilberto Sabino |
Segundo membro da banca: | Barros, Denise Franca |
Terceiro membro da banca: | Ferreira, Jorge Brantes |
Resumo: | A introdução de novos produtos no mercado, como a do carro elétrico, tem um grande potencial de falha, uma vez que representa uma proposta diferente para os consumidores quando comparado aos veículos à combustão. Este estudo utilizou a Teoria do Comportamento Planejado Decomposta - DTPB (Taylor e Todd, 1995) para investigar a intenção de uso do consumidor brasileiro em relação ao carro elétrico. A questão de pesquisa que serviu de norte para esse estudo é: Qual a intenção do consumidor brasileiro em relação ao uso do carro elétrico? A amostra final desta pesquisa quantitativa indicou 383 respondentes válidos e o principal resultado obtido neste estudo foi a grande influência exercida pelo construto Atitude em relação à Intenção de Uso, resultado que vai de encontro ao importante estudo de Venkatesh et al (2003). Por sua vez, a Atitude é influenciada substancialmente pela Vantagem Relativa e Compatibilidade em relação ao carro elétrico. Ou seja, é importante que o consumidor perceba esta inovação como vantajosa, superior aos veículos à combustão, e ainda que esta seja compatível com seus valores e suas crenças pessoais. |
Abstract: | The introduction of new products, such as the electric car, has a great potential of failure, since it represents a different proposal for consumers when compared to combustion vehicles. This study used the Decomposed Theory of Planned Behavior - DTPB (Taylor and Todd, 1995) to investigate the Brazilian’s consumer intended use of the electric car. The issue of research that formed the North for this study is: what is the intention of the Brazilian consumer in relation to the use of the electric car? The final sample of this quantitative research indicated 383 valid respondents and the main result obtained from this study was the great influence exerted by the construct Attitude concerning the intended use, which goes against the important study of Venkatesh et al. (2003). On the other hand, Attitude is substantially influenced by the Relative Advantage and Compatibility when it comes to the electric car issue. In other words, it is important that consumers perceive this innovation as advantageous, superior to combustion vehicles, and even that this should be compatible with their values and their personal beliefs. |
Palavras-chave: | Administração Carro elétrico Comportamento do consumidor |
Área(s) do CNPq: | ADMINISTRAÇÃO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Grande Rio |
Sigla da instituição: | UNIGRANRIO |
Departamento: | Unigranrio::Administração |
Programa: | Programa de Pós-Graduacão em Administração |
Citação: | MONTEIRO, Daniel Braga. A intenção de uso do consumidor brasileiro em relação ao carro elétrico. 2017. 103 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio, Rio de Janeiro, 2017 . |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/186 |
Data de defesa: | 5-Abr-2017 |
Aparece nas coleções: | Coleção de Pós-Graduação em Administração |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Daniel Braga Monteiro.pdf | Completo | 1,77 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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