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Tipo do documento: Dissertação
Título: Sociedade de consumo e corpo: uma análise das representações sociais dos jovens universitários da Zona Oeste do Rio de Janeiro
Autor: Souza, Alessandra Mendonça Cardoso de
Primeiro orientador: Sauerbronn, João Felipe Rammelt
Primeiro membro da banca: Sauerbronn, João Felipe Rammelt
Segundo membro da banca: Barros, Denise Franca
Terceiro membro da banca: Gouveia, Tânia Maria de Oliveira
Resumo: Este estudo tem como objetivo principal caracterizar as representações sociais dos jovens universitários em relação à sociedade de consumo e corpo. Para a fundamentação teórica, utilizou-se a perspectiva das representações sociais, elaborada para entender como os jovens fazem as relações entre corpo e consumo. A Teoria das Representações Sociais de Moscovici (1978) serviu como estrutura para compreender os significados dos objetos compartilhados pelos sujeitos, considerando que a mesma utiliza a opinião pública compartilhada por um determinado grupo a respeito da sociedade de consumo e do corpo para diagnosticar a carga dessas experiências que a sociedade de consumo tem nessas representações sociais. Nessa lógica, as representações sociais possuem o poder de reunir temas em um determinado grupo, possibilitando a construção de uma narrativa coletiva comum. Para compreender como essa narrativa individual tem relações frente às representações sociais e a sociedade de consumo dos universitários da zona oeste do Rio de Janeiro, e que também está representada no corpo, a presente pesquisa contribui para os estudos em administração, mais especificamente no campo de marketing e dos estudos na área do comportamento do consumidor. Deste modo, foram analisados duzentos e dezessete questionários através da técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). A pesquisa está fundamentada nas Representações sociais estudadas por Moscovici (1978). A escolha de se ter como escopo teórico as Representações Sociais é por ela permitir analisar elementos simbólicos que os indivíduos expressam mediante o uso da linguagem, seja ela verbal (oral ou escrita), gestual, sonora, silenciosa, figurativa, documental ou diretamente provocada (Franco, 2011). Foram utilizados outros autores como base para a categorização do consumo em relação ao corpo dos Jovens Universitários. Por fim, foi possível identificar os componentes das representações sociais propostos por Moscovici nos dados coletados.
Abstract: This study aimed to characterize the social representations of university students in relation to consumer and body society. For the theoretical basis, we used the perspective of social representations, designed to diagnose the attitudes of this focus group regarding the consumer society and the body to diagnose the burden of these experiences that the consumer society has in these social representations. In this logic, social representations have the power to gather themes in a particular group, making possible the construction of a common collective narrative. The objective of this work is to describe and understand how this individual narrative has relations with the social representations and the consumption society of the academics of the west zone of Rio de Janeiro, and that is also represented in the body, the present research contributes to the studies in administration, more specifically in the field of marketing and studies in the area of consumer behavior. In this way, two hundred and seventeen questionnaires were analyzed through the content analysis technique proposed by Bardin (2011). The research is based on the Social representations studied by Moscovici (1978). The choice of having as theoretical scope the Social Representations is for it to analyze symbolic elements that individuals express through the use of language, whether verbal (oral or written), gestural, sound, silent, figurative, documentary or directly provoked (Franco, 2011). Other authors were used as a basis for the categorization of consumption in relation to the body of the Young University students. Finally, it was possible to identify the components of social representations proposed by Moscovici in the collected data.
Palavras-chave: Administração
Representações Sociais
Sociedade de consumo
Corpo
Área(s) do CNPq: ADMINISTRAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Grande Rio
Sigla da instituição: UNIGRANRIO
Departamento: Unigranrio::Administração
Programa: Programa de Pós-Graduacão em Administração
Citação: SOUZA, Alessandra Mendonça Cardoso de. Sociedade de consumo e corpo: uma análise das representações sociais dos jovens universitários da Zona Oeste do Rio de Janeiro. 2017. 67 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/187
Data de defesa: 18-Dez-2017
Aparece nas coleções:Coleção de Pós-Graduação em Administração

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