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Tipo do documento: Dissertação
Título: O sentido de lugar e as tecnologias da informação e tecnologias da informação e comunicação: um estudo qualitativo com alunos da Rocinha
Autor: Barreto Junior, Alfeu Olival
Primeiro orientador: Puggian, Cleonice
Primeiro coorientador: Felix, Idemburgo Pereira Frazão
Primeiro membro da banca: Puggian, Cleonice
Segundo membro da banca: Felix, Idemburgo Pereira Frazão
Terceiro membro da banca: Silva, Renato da
Quarto membro da banca: Mello, João Baptista Ferreira de
Resumo: Esta pesquisa parte do pressuposto que a concepção ou construção do sentido de lugar está intimamente associada à formação identitária dos indivíduos, definindo a natureza das relações entre os mesmos e o mundo que os cerca. O tema da pesquisa se estabeleceu a partir da constatação de que as tradicionais formas de relação do jovem com o mundo (família, amizades, vizinhança e escola) podem ser transformadas pelas tecnologias de informação e comunicação (TIC), como computador com acesso à internet e os aparelhos celulares ou smartphones, os quais ampliam o leque de relações com pessoas de outras localidades, outros espaços e outras culturas. Questionou-se, portanto, como estes elementos mediadores ou “midiatizadores” interferem na construção identitária do jovem e no sentido que atribuem ao lugar onde vivem. Investigou-se como alunos de uma turma do nono ano de uma escola da Rede Municipal do Rio de Janeiro, composta por moradores da comunidade da Rocinha, constroem o sentido de lugar com mediação das tecnologias da informação e comunicação. A metodologia adotada neste estudo foi qualitativa, de abordagem etnográfica com um viés participante, colaborativo e visual. Empregou-se como instrumentos para coleta de dados questionários, atividades de produção visual (fotografias digitais) e entrevistas individuais. Resultados indicaram que as tecnologias de comunicação e informação fazem parte do mundo concreto do jovem que vive na Rocinha. Todos os participantes do estudo possuíam celulares e computadores domésticos com acesso à internet, navegando com frequência em sites e redes sociais. Quanto ao ambiente virtual, notou- se a existência de um continuum no qual as redes sociais, em todos os casos, mediavam as relações dos jovens com círculos em que já estavam inseridos presencialmente. Nas redes sociais, além de exibirem suas fotos e vídeos, os adolescentes trocavam ideias e compartilhavam sentimentos e valores, criando um universo cultural que expandia as relações face-a-face. Argumenta-se que as tecnologias de comunicação e informação atuam na formação identitária dos jovens como espaços constitutivos da construção do sentido de lugar. Assim, as tecnologias não se contrapõem, mas se agregam às formas tradicionais de relação do jovem com o espaço vivido.
Abstract: This research assumes that the concepcion or construction of the sense of place is closely linked to identity formation of individuals, defining the nature of the relations between them and the world around them. The research theme is established from the fact that the traditional forms of relationship between young people with the world (family, friends, neighborhood and school) can be transformed by information technology and communication (ICT), as a computer with Internet access and cell phones or smartphones, which extend the range of relationships with people from other spaces, other places and other cultures. Questioned, therefore, how these mediators elements may interfere in identity construction in the young sense, attached to the place where they live. We investigated how students in a class of ninth grade at a elementary public school in Rio de Janeiro city, composed of community residents of Rocinha, build a sense of place with the mediation of information technologies and communication. The methodology used in this study was qualitative, ethnographic approach with a bias participant, collaborative and visual. Was employed as instruments for data collection questionnaires, visual production activities (digital photographs) and individual interviews. Results indicated that the information and communication technologies are part of the concrete world of the young men who live in Rocinha. All study participants had cell phones and home computers with Internet access, often browsing on websites and social networks. As for the virtual environment, it was noted that there is a continuum in which the social networks, in all cases, mediated relations of youth with circles that were already entered in person. In social networks, and also showing your photos and videos, teens exchanged ideas and shared feelings and values, creating a cultural universe that expanded relationships face-to-face. It is argued that the technologies of communication and information work in the identity formation of youth as spaces constituting the construction of sense of place. Thus, the technologies are not opposed, but are added to traditional forms of relationship between young people lived space.
Palavras-chave: Educação
Comunidade e escola
Comunidade da Rocinha
Tecnologias
Área(s) do CNPq: ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Grande Rio
Sigla da instituição: UNIGRANRIO
Departamento: Unigranrio::Letras e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas
Citação: Barreto Junior, Alfeu Olival. O sentido de lugar e as tecnologias da informação e tecnologias da informação e comunicação: um estudo qualitativo com alunos da Rocinha. 2012. 81 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas) - Universidade do Grande Rio, Duque de Caxias.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/19
Data de defesa: 30-Mar-2012
Aparece nas coleções:Coleção de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas

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