Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/191
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Claudio Marcos Maciel da-
dc.contributor.advisor1Zouain, Deborah Moraes-
dc.contributor.referee1Zouain, Deborah Moraes-
dc.contributor.referee2Sinay, Maria Cristina Fogliatti de-
dc.contributor.referee3Gomes, Josir Simeone-
dc.contributor.referee4Miranda, Luciana de Oliveira-
dc.contributor.referee5Silva, Antônio Carlos Magalhães da-
dc.date.accessioned2018-07-04T11:23:25Z-
dc.date.issued2017-11-14-
dc.identifier.citationSILVA, Claudio Marcos Maciel da. Gestão do capital intelectual e dos ativos intangíveis para geração de valor em instituições de ensino superior privadas no Brasil. 2017. 143 f. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade do Grande Rio, Rio de Janeiro, 2017.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/191-
dc.description.resumoNesta tese, objetiva-se investigar o processo de alinhamento estratégico das IES privadas, tendo-se, como mecanismos, os construtos do capital intelectual e dos ativos intangíveis, centrados no conhecimento. Nos objetivos específicos, abordam-se o estudo da efetividade das teorias sobre estratégia, aplicadas ao setor de educação superior no Brasil, a identificação de cenários e estratégias prováveis para a educação do ensino superior privado no Brasil e também as dimensões de capital intelectual presentes nas IES privadas e a gerência dos ativos intangíveis. A metodologia utilizada consiste em uma pesquisa realizada em três etapas. Na primeira, realiza-se um estudo sobre os cenários de prospecção de ensino superior de forma a ratificar a existência de uma estratégia dominante no segmento. No próximo passo da pesquisa, analisa-se o conteúdo com docentes (denominados trabalhadores do conhecimento), de forma a identificar direcionadores de valor do Capital Intelectual. Na última fase da pesquisa, estuda-se o alinhamento estratégico das instituições de ensino privado, apresentado nos sites das IES privadas. Os resultados apontam para a existência de uma estratégia dominante com predominância do Capital Financeiro e do Capital Estrutural, e outra emergente, articulada pelo Capital Humano e pelo Capital Relacional.por
dc.description.abstractThe objective of this study was to investigate the strategic alignment process of private HEIs with knowledge — based mechanisms of intellectual capital and intangible assets. The specific objectives address the study of the effectiveness of theories on the strategy applied to the non-Brazilian higher education sector, the identification of the scenarios and the probable strategy for the private education in Brazilian higher education, as to identify which are the dimensions of intellectual capital Present in the private HEIs and how these are managed. The methodology used for the research lies in three steps. In the first, a study was carried out in scenarios of prospecting of higher education in order to ratify the existence of a dominant strategy in the segment. The next step of the research was the content analysis with teachers (called knowledge workers), in order to identify drivers of Intellectual Capital value. The last phase of the research was the study on the strategic alignment of private education institutions presented on the websites of private HEIs. The results point to the existence of a dominant strategy with predominance of Financial Capital and Structural Capital, and other emergencies, articulated by Human Capital and Relational Capital.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Janser dos Santos Nascimento ([email protected]) on 2018-07-04T11:23:25Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Claudio Marcos Maciel da Silva.pdf: 1340305 bytes, checksum: f40e692478fbbfe61d04ba71d3b4566a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-04T11:23:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Claudio Marcos Maciel da Silva.pdf: 1340305 bytes, checksum: f40e692478fbbfe61d04ba71d3b4566a (MD5) Previous issue date: 2017-11-14eng
dc.description.sponsorshipCNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Grande Riopor
dc.publisher.departmentUnigranrio::Administraçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIGRANRIOpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduacão em Administraçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectAdministraçãopor
dc.subjectGestão do conhecimentopor
dc.subjectUniversidades e faculdades particularespor
dc.subject.cnpqADMINISTRAÇÃOpor
dc.titleGestão do capital intelectual e dos ativos intangíveis para geração de valor em instituições de ensino superior privadas no Brasilpor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Coleção de Pós-Graduação em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Claudio Marcos Maciel da Silva.pdfCompleto1,31 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons