???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/195
Tipo do documento: Dissertação
Título: As estratégias de avaliação da aprendizagem no curso de bacharelado em administração: uma comparação entre produção científica e a ação docente
Autor: Quintanilha, Guilherme
Primeiro orientador: Freitas, Angilberto Sabino
Primeiro membro da banca: Freitas, Angilberto Sabino de
Segundo membro da banca: Wanderley , Sergio Eduardo de Pinho Velho
Terceiro membro da banca: Teixeira, Ana Christina Celano
Resumo: A avaliação é a prática de averiguar a adequação, eficácia e eficiência de ações e experiências e que quando utilizada na dimensão do ensino objetiva indicar se a aprendizagem ocorreu de fato, e é fundamental no ensino superior, já que é esperado um domínio exemplar dos conteúdos profissionais por parte do egresso. A avaliação da aprendizagem quando bem aplicada ajuda a melhorar a qualidade do ensino. Assim, considerando a importância da avaliação para a construção da aprendizagem e os artigos científicos como ferramentas de divulgação do conhecimento, esse trabalho aqui apresentado busca entender como os professores dos cursos de Administração compreendem e realizam suas avaliações em sala de aula e se suas ações refletem o conteúdo publicado em periódicos e congressos. O objetivo aqui proposto é analisar, a partir de uma survey, as estratégias avaliativas aplicadas no nível de graduação, especificamente no curso de Administração de uma IES particular. Os artigos científicos analisados também são destinados aos cursos de graduação em Administração.
Abstract: Evaluation is the practice of analising the suiting of actions and experiences and when applied on the teaching dimension points out if the learning actually happened, and is fundamental on college education, where is expected from the students high domain of the profession. Evaluation of learning when correctly applied helps increase the quality of teaching. So, considering the importance of evaluation to the construction of learning and scientific papers as tools of scientific divulgation, this essay try to understand how bussiness teachers see and perform their evaluations on class and if those actions reflect what it is been published on congresses and periodicals. The main goal here is to analyse, by using a survey, the evaluations strategies applyed to graduations levels of bussiness schools in a private university. The papers are also about bussiness schools.
Palavras-chave: Administração
Administração – Estudo e ensino
Avaliação
Universidades e faculdades particulares
Área(s) do CNPq: ADMINISTRAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Grande Rio
Sigla da instituição: UNIGRANRIO
Departamento: Unigranrio::Administração
Programa: Programa de Pós-Graduacão em Administração
Citação: QUINTANILHA, Guilherme. As estratégias de avaliação da aprendizagem no curso de bacharelado em administração: uma comparação entre produção científica e a ação docente. 2017. 90 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/195
Data de defesa: 19-Apr-2017
Appears in Collections:Coleção de Pós-Graduação em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Guilherme Quintanilha.pdfCompleto1,53 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons