Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/205
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCavalcanti Neto, Sebastião-
dc.contributor.advisor1Andrade, Rui Otávio Bernardes de-
dc.contributor.referee1Andrade, Rui Otávio Bernardes de-
dc.contributor.referee2Nicolini, Alexandre Mendes-
dc.contributor.referee3Oliveira, Fátima Bayma de-
dc.contributor.referee4Rossoni, Luciano-
dc.contributor.referee5Amboni, Nério-
dc.date.accessioned2018-07-12T12:54:58Z-
dc.date.issued2016-11-10-
dc.identifier.citationCAVALCANTI NETO, Sebastião. A influência da comunidade de prática na construção do Projeto Pedagógico do Curso de Administração da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR. 2016. 131 f. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade do Grande Rio "Prof. José de Souza Herdy", Rio de Janeiro, 2016.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/205-
dc.description.resumoO presente estudo buscou contribuir para a discussão da aprendizagem organizacional, através da comunidade de prática no sentido da disseminação do conhecimento e redes sociais tendo a motivação dos indivíduos que influencia tanto suas ações quanto os seus resultados. Desta maneira, com esta discussão dos temas emergentes e recentes na literatura brasileira (comunidade de prática, 1991 e redes sociais, 1990) buscou-se o objetivo principal do trabalho: analisar sua influência na construção do projeto pedagógico nos cursos de administração, curso superior com maior número de Instituições e estudantes nos últimos anos. Os dados primários coletados apontam que o estágio da prática é o mais latente dentre os docentes de administração da instituição em estudo o, quem reforça a importância de se aproveitar para a elaboração do PPC, aliando a importância das redes sociais identificadas. Após o levantamento feito da rede de relacionamento entre e dentre os campi, com a utilização do Ucinet, para sua construção, observa-se novamente a presença da aprendizagem organizacional como elo com a construção do PPC. Se por um lado a existência da estrutura formal demonstra a ligação dos atores, por outro constatou a importância da estrutura informal, reforçando os ensinamentos da aprendizagem organizacional. Sendo assim, este estudo de caráter epistemológico interpretativista partiu dos pressupostos de uma realidade construída por seus atores, tendo ao mesmo tempo a interferência deles no meio em que vivem como a interferência do meio em sua vivência buscando contribuir com o processo de construção do PPC nos cursos de administração.por
dc.description.abstractThis study aimed to contribute for the discussion of organizational learning through practice of community to dissemination of knowledge and social networks with the motivation of individuals to influence both their actions and results. Thus, with this discussion of emerging and recent issues in Brazilian literature (community of practice, 1991 and social networks, 1990) has sought to the main objective of thise study: to analyze their influence on the construction of the education program in management courses, higher education with the largest number of institutions and students in recent years. The collected primary data indicate that the stage of practice is the most latent among the institution's management of professors in the study, which reinforces the importance of taking advantage for the preparation of PPC, combining the importance of the identified social networks. After the survey of the network of relationships between and among the campuses, using the Ucinet for its construction, we see again the presence of organizational learning as a link with the construction of PPC. If in the one hand the existence of formal structure shows the connection of the actors, on the other has noted the importance of informal structure, strengthening the teaching of organizational learning. Thus, this epistemological interpretive study came from the assumptions of a reality constructed by the actors, while taking their interference in the environment where they live as the interference of the environment in their experience in order to contribute with the PPC building process in management courses.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Janser dos Santos Nascimento ([email protected]) on 2018-07-12T12:54:58Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Sebastiao Cavalcanti Neto.pdf: 2601704 bytes, checksum: 456b84e6fd39d79dd04444e65f609f85 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-12T12:54:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Sebastiao Cavalcanti Neto.pdf: 2601704 bytes, checksum: 456b84e6fd39d79dd04444e65f609f85 (MD5) Previous issue date: 2016-11-10eng
dc.description.sponsorshipCNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Grande Riopor
dc.publisher.departmentUnigranrio::Administraçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIGRANRIOpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduacão em Administraçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectAdministraçãopor
dc.subjectAdministração – Estudo e ensinopor
dc.subjectRedes sociaispor
dc.subjectUniversidades e faculdades particulares - Currículospor
dc.subject.cnpqADMINISTRAÇÃOpor
dc.titleA influência da comunidade de prática na construção do Projeto Pedagógico do Curso de Administração da Universidade Estadual do Paraná – UNESPARpor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Coleção de Pós-Graduação em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sebastiao Cavalcanti Neto.pdfCompleto2,54 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons