Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/207
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Aprendizagem social de gestores de projeto |
Autor: | Pereira, Luciano dos Santos |
Primeiro orientador: | Nicolini, Alexandre Mendes |
Primeiro membro da banca: | Nicolini, Alexandre Mendes |
Segundo membro da banca: | Barreto, Aldo de Albuquerque |
Terceiro membro da banca: | Silva, Jader Cristino de Souza |
Resumo: | Aprender de forma social significa envolver-se em relações com outros indivíduos, através de uma prática capaz de alimentar trocas de experiência e conhecimentos de forma reflexiva e coletiva sobre o aprendido. Unir os temas comunidade de prática, estratégia como prática e gestão de projetos, consistiu em uma tarefa complexa, onde delimitar os limites determinou-se necessário. O objetivo deste estudo é analisar como gestores de projeto aprendem de forma social em ambientes de projeto e como esse aprendizado influencia na resolução de problemas emergentes nos projetos. O estudo consiste em uma pesquisa qualitativa onde foram entrevistados oito gestores de projetos que atuam em empreendimentos ligados ao maior armador nacional (Petrobrás). Para coleta de dados foi utilizado questionário semiestruturado com perguntas abertas, para análise dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Ao final da pesquisa percebeu-se que os gestores aprendem de forma social em ambientes de projetos e que solucionam os problemas emergentes por meio do conhecimento oriundo das comunidades de prática. |
Abstract: | Learning in a social means to engage in relations with other individuals, through a practice capable of powering the exchange of experience and knowledge in a reflective and conference about the learned. Unite the issues community of practice, strategy as practice and project management, consisted of a complex task, which define the limits determined to be necessary. The purpose of this study is to analyze how project managers social learn in project environments and how this learning affects the resolution of emerging problems in the projects. The study consists of qualitative research were interviewed eight project managers that work in enterprises linked to increased national shipowner (Petrobras). To collect data we used semistructured questionnaire with open questions for data analysis technique was used for content analysis. At the end of the study it was found that managers learn in social environments and projects that address emerging problems through knowledge from communities of practice. |
Palavras-chave: | Administração Aprendizagem Gerenciamento estratégico Administração de projetos |
Área(s) do CNPq: | ADMINISTRAÇÃO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Grande Rio |
Sigla da instituição: | UNIGRANRIO |
Departamento: | Unigranrio::Administração |
Programa: | Programa de Pós-Graduacão em Administração |
Citação: | PEREIRA, Luciano dos Santos. Aprendizagem social de gestores de projeto. 2012. 135 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio "Prof. José de Souza Herdy", Rio de Janeiro, 2016 . |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/207 |
Data de defesa: | 23-Mai-2012 |
Aparece nas coleções: | Coleção de Pós-Graduação em Administração |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Luciano dos Santos Pereira.pdf | Completo | 927,88 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons