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http://localhost:8080/tede/handle/tede/216
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Impactos das políticas de avaliação da pós-graduação scrito sensu sobre o trabalho docente no Brasil: estudo de caso de uma instituição pública federal de ciência e tecnologia em saúde |
Autor: | Salvá, Maria Nair Rodrigues |
Primeiro orientador: | Nascimento, Rejane Prevot |
Primeiro membro da banca: | Nascimento , Rejane Prevot |
Segundo membro da banca: | Thiollent , Michel Jean Marie |
Terceiro membro da banca: | Fontes Filho, Joaquim Rubens |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo identificar e analisar as transformações ocorridas no trabalho docente dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, em decorrência da política de avaliação adotada pela CAPES, no período de 1990 a 2010, a partir de um estudo realizado em um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Pública numa Instituição Pública Federal de Ciência e Tecnologia em Saúde. A fim de desenvolver esta análise, no referencial teórico é apresentada uma revisão da literatura acerca do Sistema CAPES de avaliação, bem como das principais mudanças que ocorreram no mundo do trabalho e na área da educação. O estudo de caso foi realizado por meio de roteiro semiestruturado de entrevistas. Com base na literatura consultada e na realização da pesquisa de campo, concluiu-se que as mudanças ocorridas ao trabalho docente face à implementação dos critérios adotados pela CAPES para avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu, manifestam-se no “produtivismo acadêmico”, na “intensificação do trabalho do docente e no desenvolvimento de problemas patológicos ao docente”, na “mudança do papel do docente na sociedade do conhecimento” e na “alienação do trabalho docente”. |
Abstract: | This research aims to identify and analyze the changes in the teaching of the Postgraduate studies, due to the evaluation policy adopted by CAPES, in the period 1990-2010, from a study in a program post-graduate studies in Public Health in Federal Public Institution for Science and Technology in Health. To develop this analysis, the theoretical framework is presented a review of the literature on the CAPES evaluation system, as well as major changes that occurred in world of work and in education. The case study was conducted through semi-structured interviews. Based on the literature and conducting field research, it was concluded that changes to teaching against the implementation of the criteria adopted by CAPES evaluation of programs for post-graduate studies, manifested in "academic productivism", the "intensification of the work of teaching and the development of pathological problems to the teacher," the "changing role of the teacher in a knowledge society" and the "alienation of teaching." |
Palavras-chave: | Administração Reforma de ensino |
Área(s) do CNPq: | ADMINISTRAÇÃO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Grande Rio |
Sigla da instituição: | UNIGRANRIO |
Departamento: | Unigranrio::Administração |
Programa: | Programa de Pós-Graduacão em Administração |
Citação: | SALVÁ, Maria Nair Rodrigues. Impactos das políticas de avaliação da pós-graduação scrito sensu sobre o trabalho docente no Brasil: estudo de caso de uma instituição pública federal de ciência e tecnologia em saúde. 2013. 116 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio "Prof. José de Souza Herdy", Rio de Janeiro, 2013. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/216 |
Data de defesa: | 27-Mar-2013 |
Aparece nas coleções: | Coleção de Pós-Graduação em Administração |
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