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dc.creatorDolezal, Pedro Ururahy-
dc.contributor.advisor1Thiollent, Michel Jean Marie-
dc.contributor.referee1Thiollent, Michel Jean Marie-
dc.contributor.referee2Nascimento, Rejane Prevot-
dc.contributor.referee3Carvalho, Luis Alfredo Vidal de-
dc.date.accessioned2018-07-12T19:40:04Z-
dc.date.issued2013-10-18-
dc.identifier.citationDOLEZAL, Pedro Ururahy. O assédio moral vinculado ao modelo de gestão das IES privadas. 2013. 87 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio "Prof. José de Souza Herdy", Rio de Janeiro, 2013.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/218-
dc.description.resumoAs transformações sofridas no mundo do trabalho, desde o final da era fordista até os atuais modelos de acumulação flexível, impactaram fortemente a natureza do trabalho. A nova forma de organização e gerenciamento do trabalho, caracterizada por exercer uma pressão e um controle muito maior sobre o trabalhador e sua produtividade e a flexibilização dos direitos trabalhistas promovidos pelo modelo neoliberal de reestruturação produtiva, trazem novas praticas de controle sobre a atividade laboral. Essas novas condições de trabalho podem propiciar a prática do assédio moral, um processo de violência psicológica contra o trabalhador, que ameaça seus direitos humanos fundamentais. Este trabalho tem como finalidade fazer uma reflexão sobre os conceitos e significados relacionados ao assédio moral nas relações laborais, a adoção da ideologia gerencialista pelas IES privadas e de como os docentes percebem as praticas gerencialistas de controle e disciplina de sua atividade laboral. No contexto atual de trabalho surgem novos padrões de uso da força de trabalho, novas formas de organização do trabalho e novas relações de poder. As práticas de controle exercidas pelas empresas se sustentam na ameaça do desemprego, num cenário de precarização do trabalho e altos índices de desemprego. Nesse ambiente o assédio moral tem encontrado terreno fértil para seu aparecimento e amplificação em função das constantes modificações nos modos de gestão da produção e da gestão de pessoas que criam novos patamares de exigências para os trabalhadores, causadas, principalmente, pelos avanços da tecnologia, da hipercompetitividade vinculadas à ideologia gerencialista.por
dc.description.abstractThe transformations in the world of labor, since the end of the Fordist era up to the current models of flexible accumulation, strongly impacted the nature of labor. The new form of organization and management of labor, characterized by exerting a pressure and much greater control over the worker and his productivity and the flexibilization of labor rights promoted by the neoliberal model of productive restructuring, bringing new practices of control over the labor activity. These new working conditions can lead to the practice of bullying, a process of psychological violence against the worker, which threatens their fundamental human rights. This paper aims to reflect on the concepts and meanings related to bullying in labor relations, the adoption of the managerialist ideology by private higher education institutions and how the faculty perceives the managerialist practices of control and discipline of their work activities. In the current context of labor, new patterns of use of the workforce, new forms of work organization and new relationships of power. Control practices exercised by businesses are sustained by the threat of unemployment, against a backdrop of job insecurity and high unemployment rates. In this environment bullying has found fertile ground for its emergence and amplification due to the constant changes in the ways of production management and people management that create new levels of requirements for workers, caused mainly by advances in technology, hypercompetitiveness linked to the managerialist ideolog.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Janser dos Santos Nascimento ([email protected]) on 2018-07-12T19:40:04Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Pedro Ururahy Dolezal.pdf: 712543 bytes, checksum: 1e60d8eae8d11b0d0e047b8efe6402f9 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-12T19:40:04Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Pedro Ururahy Dolezal.pdf: 712543 bytes, checksum: 1e60d8eae8d11b0d0e047b8efe6402f9 (MD5) Previous issue date: 2013-10-18eng
dc.description.sponsorshipCNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Grande Riopor
dc.publisher.departmentUnigranrio::Administraçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIGRANRIOpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduacão em Administraçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectAdministraçãopor
dc.subjectAssédio moralpor
dc.subjectEnsino superior - Instituiçõespor
dc.subject.cnpqADMINISTRAÇÃOpor
dc.titleO assédio moral vinculado ao modelo de gestão das IES privadaspor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Coleção de Pós-Graduação em Administração

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