Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/21
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMotta, Xênia Fróes da-
dc.contributor.advisor1Silva, Renato da-
dc.contributor.referee1Silva, Renato da-
dc.contributor.referee2Puggian, Cleonice-
dc.contributor.referee3Fernandes, Claudia de Oliveira-
dc.contributor.referee4Eisenberg, Zena-
dc.date.accessioned2016-06-01T22:04:28Z-
dc.date.issued2012-03-27-
dc.identifier.citationMotta, Xênia Fróes da. Artes visuais na educação infantil: entre o visível e o invisível no referencial curricular nacional para a educação infantil. 2012. 111 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas) - Universidade do Grande Rio, Duque de Caxias.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/21-
dc.description.resumoO presente estudo se propõe a analisar a concepção do trabalho com as Artes Visuais que está descrito no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, Artes Visuais, 1998. Para isso, realizei uma trajetória que percorre uma fundamentação teórica a partir de raízes históricas baseadas na iconografia clássica de Ariés, nos contrapontos de Kuhlmman Jr, nos processos culturais pelos quais o ser humano passa em sociedade como aponta Elias, e no pensamento de Vigotski que auxilia na compreensão da constituição do ser humano através de sua inserção nas práticas sócio-históricas. A Educação Infantil também se insere neste percurso devido às perspectivas contemporâneas de institucionalização da infância. Procurei explicitar categorias que fazem parte do cotidiano das instituições educativas. Analiso o contexto social, político e educacional em que o RCNEI/1998 foi implantado, elenco aspectos da legislação que envolve a publicação do RCNEI/1998. Realizo a análise da concepção que está implícita na linguagem das Artes Visuais, elencando temáticas pesquisadas na bibliografia e também analiso algumas Orientações Curriculares de algumas capitais do Brasil. Considero o RCNEI/Artes Visuais um marco para a infância no Brasil, contudo proponho uma análise minuciosa para que a ação pedagógica de fato, reflita uma linguagem das Artes Visuais em consonância com a contemporaneidade, para que o que está prescrito venha a ser analisado com consistência demonstrando que a linguagem das Artes Visuais é conhecimento, garantindo por lei para todas as crianças brasileiras.por
dc.description.abstractThe present study aims to analyze the concept of working with the Visual Arts which is described in the National Curriculum for Early Childhood Education, Visual Arts, 1998. For this work, I performed a trajectory that runs from a theoretical foundation based on historical roots of Aries’ classical iconography, counterpoints of Kuhlmman Jr., in cultural processes by which man passes in society, and Vygotsky’ s thought that assists in understanding the constitution of human being through insertion in the socio-historical practices. The Early Childhood Education also falls on this route due the contemporary prospects of childhood institutionalization. I tried to explain categories that are part of the daily life of educational institutions. analyze the social, political and educational contexts in which RCNEI/1998 was deployed, I take some aspects of the legislation surrounding the publication of RCNEI . Perform the analysis of the concept that is implicit in the language of Visual Arts, listing researched topics on the bibliography and also analyze some curriculum guidelines from Brazil's capitals. I consider RCNEI / Visual Arts a landmark to childhood in Brazil, however I propose a detailed analysis so pedagogical action will reflect a language of visual arts in line with the contemporary, so what is prescribed will be analyzed consistently showing that the language of visual arts is knowledge, guaranteed by law for all Brazilian children.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Patricia Vieira Silva ([email protected]) on 2016-06-01T22:04:28Z No. of bitstreams: 1 Xênia Fróes da Motta.pdf: 637715 bytes, checksum: abc09d527a29c454c6b53e891afcf8ad (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-06-01T22:04:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Xênia Fróes da Motta.pdf: 637715 bytes, checksum: abc09d527a29c454c6b53e891afcf8ad (MD5) Previous issue date: 2012-03-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Grande Riopor
dc.publisher.departmentUnigranrio::Letras e Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIGRANRIOpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEducação pré-escolar - Currículospor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectProfessores - Formaçãopor
dc.subject.cnpqCURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAOpor
dc.titleArtes visuais na educação infantil: entre o visível e o invisível no referencial curricular nacional para a educação infantilpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Coleção de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Xênia Fróes da Motta.pdfCompleto622,77 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.