Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/232
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMadeira, Mônica Saad-
dc.contributor.advisor1Vilaça, Marcio Luiz Corrêa-
dc.contributor.referee1Montagner, Airto Ceolin-
dc.contributor.referee2Kauss, Vera Lucia Teixeira-
dc.contributor.referee3Costa, Ana Valéria de Figueiredo da-
dc.date.accessioned2018-07-18T15:42:22Z-
dc.date.issued2012-03-02-
dc.identifier.citationMadeira, Mônica Saad. Livros didáticos de língua portuguesa: o ensino de gêneros textuais. 2012. 86 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas) - Universidade do Grande Rio, Duque de Caxias.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/232-
dc.description.resumoEste trabalho visa analisar a inclusão e a abordagem dos gêneros textuais em livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio. O presente estudo busca investigar os gêneros textuais mais frequentes nos livros analisados; a ordem de ensino em que aparecem e como são ensinados, ou seja, a proposta deste para o aluno, identificando semelhanças e diferenças na forma de apresentação dos gêneros textuais. A análise do tema contribuirá nas áreas de: Linguística, Linguística Aplicada e Educação. A abordagem de questões pertinentes à língua e à leitura exige do pesquisador um estudo de caráter interdisciplinar. Esta pesquisa propõe uma reflexão à respeito das questões que envolvem a tão aspirada formação do leitor na esfera escolar. Cabe à Escola um duplo desafio: fazer de um leitorocasional um leitor - cativo, de diferentes gêneros de texto, cônscio da sua condição permanente de ser inacabado, logo, de um eterno aprendiz; o segundo, decorrência do primeiro, consiste em iniciar e assegurar a passagem do estado de aluno-leitor inexperiente, ineficaz, para o status de estudante consciente e crítico.por
dc.description.abstractThis work analyzes the inclusion and teaching approach of textual genres in Portuguese language coursebooks in high school. It aims at investigating the most used genres in the analyzed materials, the order that they are presented and taught. In other words, the purpose of teaching them to the students, identifying similarities and differences in the way they are exposed to the students. This study will contribute to the fields of linguistics, applied linguistics and education. The approach of relevant questions to the language and to the reading demands of the researcher an interdisciplinary perspective. This research proposes a reflection concerning issues that involve an inspired development of the reader in school environment. The School has a double challenge: turn an occasional reader into a captive one, with different text genres, aware of the permanent condition of being unfinished. So, an eternal learner; the second, motivated by the first, consists of starting and ensure the passage of the state of an inexperienced student-reader, ineffective, to the status of a critical an conscious one.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Patricia Vieira Silva ([email protected]) on 2018-07-18T15:42:21Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) MÔNICA SAAD MADEIRA 2012.pdf: 768996 bytes, checksum: 1c02e283cec4746c9e398074d0f4043f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-18T15:42:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) MÔNICA SAAD MADEIRA 2012.pdf: 768996 bytes, checksum: 1c02e283cec4746c9e398074d0f4043f (MD5) Previous issue date: 2012-03-02eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Grande Riopor
dc.publisher.departmentUnigranrio::Letras e Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIGRANRIOpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectLetraspor
dc.subjectGêneros textuaispor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectLinguagempor
dc.subjectTextopor
dc.subjectLíngua portuguesapor
dc.subject.cnpqLetraspor
dc.subject.cnpqLíngua portuguesapor
dc.titleLivros didáticos de língua portuguesa: o ensino de gêneros textuaispor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Coleção de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MÔNICA SAAD MADEIRA 2012.pdfDissertação completa750,97 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons