| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/242| Tipo do documento: | Dissertação |
| Título: | Integrando saberes na formação e ação docente: uma proposta metodológica para o ensino de reações químicas em laboratório |
| Autor: | Lopes, Cristiane Vieira Nunes Barbosa |
| Primeiro orientador: | Puggian, Cleonice |
| Primeiro coorientador: | Morais Filho, Zenildo Buarque de |
| Primeiro membro da banca: | Puggian, Cleonice |
| Segundo membro da banca: | Morais Filho, Zenildo Buarque de |
| Terceiro membro da banca: | Miguel , João Rodrigues |
| Quarto membro da banca: | Costa, Patricia Maneschy Duarte |
| Quinto membro da banca: | Pinto, Wilma Clemente de Lima |
| Resumo: | Esta dissertação apresenta uma proposta metodológica para o ensino de reações químicas em laboratório, descrevendo os resultados de um estudo qualitativo com professores do ensino médio sobre a aplicabilidade desta proposta em uma escola técnica estadual do Rio de Janeiro. Como produto dessa dissertação foi confeccionado um guia didático, contendo dois roteiros de prática, procedimentos didáticos, lista de materiais, orientações de segurança e sugestões para contextualização e condução das aulas. Através de uma abordagem alternativa, procurou-se dinamizar o ensino de reações químicas, explorando outros conteúdos do currículo tais como termoquímica e soluções. Também procurou-se promover a fusão entre os aspectos conceituais e a ação no laboratório, desafiando o professor a pensar a atividade experimental não como um momento isolado da sala de aula, mas como parte integrante dela. A metodologia pautou-se em uma abordagem qualitativa de caráter exploratório. Foram utilizados como instrumentos para coleta de dados entrevistas semiestruturadas e questionários. A pesquisa foi realizada com professores de química e alunos da segunda série do ensino médio de uma escola técnica estadual do Rio de Janeiro. Os resultados revelaram que: i) a formação inicial dos professores influencia a abordagem pedagógica adotada na condução das aulas práticas em laboratório; ii) os docentes de química, apesar da resistência inicial, aceitaram a nova proposta e contribuíram para o seu aprimoramento; iii) através de uma proposta diferenciada, foi possível integrar saberes teóricos e práticos, viabilizando o ensino de química em laboratório, mesmo com limitações de tempo e infraestrutura; iv) os roteiros apresentados promovem uma abordagem dialógica do conhecimento, valorizando o papel do professor como mediador da aprendizagem; v) os registros das observações dos alunos, quando realizados durante a aula prática - seja em sala ou no laboratório - favorecem a aprendizagem; vi) mais importante do que a complexidade do experimento proposto, foi a relação do aluno com o fenômeno observado; vii) a abordagem do conteúdo através do experimento permite a flexibilização da estrutura curricular, dinamizando a construção do conhecimento sobre reações químicas. Concluiu-se que a proposta metodológica desenvolvida configura-se como uma alternativa viável para a promoção de aulas em laboratório nas escolas, amenizando a carência de materiais didáticos e apoiando os docentes na integração dos saberes nas aulas de química. |
| Abstract: | This paper presents a methodological proposal for the teaching of chemical reactions in the laboratory, describing the results of a qualitative study with high school teachers on the applicability of this proposal at a state technical school in Rio de Janeiro. As a product of this dissertation was made a teaching guide, containing two scripts for practice, teaching procedures, materials list, safety guidelines and suggestions for contextualization and conducting classes. Through an alternative approach, we sought to streamline the teaching of chemical reactions, exploring other contents of the curriculum such as thermochemical and solutions. It also sought to promote fusion between the conceptual aspects and action in the laboratory by challenging teachers to think experimental activity not as an isolated moment of the classroom, but as an integral part of it. The methodology was based on a qualitative exploratory approach. Were used as instruments to collect data semi-structured interviews and questionnaires. The research was conducted with chemistry teachers and students of the second year of high school at a state technical school in Rio de Janeiro. The results showed that: i) the initial training of teachers influences the pedagogical approach adopted in conducting practical classes in the laboratory ii) teachers of chemistry, despite initial resistance, accepted the new proposal and contributed to their improvement; iii) through a different proposal, it was possible to integrate theoretical and practical knowledge, the teaching of chemistry in the laboratory, even with time constraints and infrastructure, iv) the scripts submitted promote a dialogic approach to knowledge, valuing the role of the teacher as a mediator of learning; v) the records of the observations of the students, when performed during the practical session - whether in class or in the lab - favor learning vi) more important than the complexity of the proposed experiment, was the relationship of the student with the observed phenomenon, vii ) the approach of content through the experiment allows a more flexible curriculum structure, streamlining the construction of knowledge about chemical reactions. It was concluded that the developed methodological proposal appears as a viable alternative for the promotion of laboratory classes in schools, easing the shortage of textbooks and supporting teachers in the integration of knowledge in chemistry classes. |
| Palavras-chave: | Educação Química – Estudo ensino Química - Experimentação Reações químicas Professores - Formação |
| Área(s) do CNPq: | EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM QUÍMICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade do Grande Rio |
| Sigla da instituição: | UNIGRANRIO |
| Departamento: | Unigranrio::Ensino das Ciências |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências |
| Citação: | LOPES, Cristiane Vieira Nunes Barbosa. Integrando saberes na formação e ação docente: uma proposta metodológica para o ensino de reações químicas em laboratório. 2013. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências) - Universidade do Grande Rio "Prof. José de Souza Herdy", Duque de Caxias, 2013. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
| URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/242 |
| Data de defesa: | 14-Ago-2013 |
| Aparece nas coleções: | Coleção de Pós-Graduação em Administração |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Cristiane Vieira Nunes Barbosa Lopes.pdf | Completo | 1,3 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons
