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http://localhost:8080/tede/handle/tede/243
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Jogos eletrônicos gratuitos para o ensino da matemática: levantamento e proposta de um recurso didático |
Autor: | Floret, Helder França |
Primeiro orientador: | Puggian, Cleonice |
Primeiro coorientador: | Friedmann, Clícia Valladares Peixoto |
Primeiro membro da banca: | Puggian, Cleonice |
Segundo membro da banca: | Friedmann, Clícia Valladares Peixoto |
Terceiro membro da banca: | Victer, Eline das Flores |
Quarto membro da banca: | Martins, Herbert Gome |
Quinto membro da banca: | Veiga, Janaína |
Resumo: | Esta dissertação apresenta os resultados de um levantamento de cento e dois jogos eletrônicos para o ensino da matemática disponíveis gratuitamente na internet, o qual fundamentou a proposta do jogo Euclidean, um recurso didático para o ensino da análise combinatória. A questão norteadora do estudo foi: como os jogos eletrônicos podem contribuir para o ensino da matemática no ensino médio e, mais especificamente, servir como recurso didático para o ensino da análise combinatória? Conduziu-se uma pesquisa exploratória, com o levantamento e classificação de 102 jogos eletrônicos. A abordagem metodológica utilizada foi qualitativa, do tipo exploratória, com levantamento e classificação dos jogos. A primeira fase da pesquisa dedicou-se à construção de um referencial teórico, que articulou trabalhos sobre ensino de matemática, tecnologias da informação e comunicação, jogos eletrônicos e análise combinatória. Na segunda-fase, dedicada à coleta de dados, foram identificados cento e dois jogos que poderiam promover a aprendizagem da matemática, posteriormente categorizados e classificados. Propôs-se como produtos do Mestrado Profissional em Ensino das Ciências um jogo de análise combinatória chamado Euclidean; novos critérios para a classificação de jogos eletrônicos educativos; e um livro para a formação de professores. Quanto aos resultados do estudo, notamos que a maior parte dos jogos classificados priorizavam a repetição de conteúdos, e não a construção do conceito, o que configura a utilização de uma tecnologia nova para a reprodução de um modelo de ensino antigo. A abordagem da matemática era limitada, se atendo a pontos básicos do currículo. Foi rara a presença de conteúdos voltados para o ensino médio. Outro aspecto relevante foi a falta de interação com o usuário. Na maior parte dos casos era oferecido ao jogador um roteiro pronto que deveria ser cumprido, de forma repetitiva, ao longo de fases. Não eram oferecidas possibilidades de alterar o rumo do jogo ou personalizá-lo. Apesar das limitações, o estudo revelou que os jogos eletrônicos podem servir como recursos didáticos para o ensino da matemática na educação básica, pois aproximam o universo do aluno ao universo da escola. O jogo eletrônico também minimiza a barreira da abstração, que é característica da matemática, enriquecendo a experiência dos alunos. Cabe observar, entretanto, as limitações que ainda existem nos jogos disponibilizados online, assim como as múltiplas dificuldades para a elaboração de objetos de aprendizagem destinados ao ensino da matemática. |
Abstract: | This dissertation presents the survey of one hundred and two games for teaching mathematics that are freely available on the internet. The survey has substantiated the proposal of a new game, called Euclidean, an educational resource for teaching combinatorics. The overarching question of the investigation was: how do electronic games can contribute to the teaching of mathematics and, more specifically, how can they serve as a didactic resource for teaching combinatorics? The methodological approach was qualitative, exploratory, with survey and classification of 102 electronic games. The first phase of the research was devoted to the construction of a theoretical framework, which articulated studies on math education, information and communication technologies, electronic games and combinatorics. In the second-phase, dedicated to data collection, one hundred and two games that could promote the learning of mathematics were identified and categorized. The products of this dissertation were: a game of combinatorics called Euclidean, a new set of criteria for the classification of educational electronic games, and a book for teachers training. Regarding the results of the study, most games prioritized repetition, not the construction of the concepts, which configures the use of new technology in the reproduction of traditional teaching models. The approach to contents was limited to basic mathematical operations. The presence of content designed for high school was rare. Another important aspect was the lack of user interaction. In most cases the player was supposed to follow a script, repeatedly, along stages. Opportunities to change the course of the game or customize it were not offered. Despite these limitations, the study revealed that electronic games may serve as teaching resources for mathematics in basic education, bring closer the world of students and teachers. It also reduces barriers for the development of abstract thinking, enriching learners’ experience. It should be noted, however, the limitations of online games, as well as difficulties for the development of learning objects to the teaching of mathematics. |
Palavras-chave: | Educação Matemática - Estudo e ensino Análise combinatória Jogos eletrônicos |
Área(s) do CNPq: | EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Grande Rio |
Sigla da instituição: | UNIGRANRIO |
Departamento: | Unigranrio::Ensino das Ciências |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências |
Citação: | FLORET, Helder França. Jogos eletrônicos gratuitos para o ensino da matemática: levantamento e proposta de um recurso didático. 2013. 162 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências) - Universidade do Grande Rio "Prof. José de Souza Herdy", Duque de Caxias, 2013 |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/243 |
Data de defesa: | 6-Ago-2013 |
Aparece nas coleções: | Coleção de Pós-Graduação em Ensino das Ciências |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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