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Campo DCValorIdioma
dc.creatorGonçalves, Paloma Miranda-
dc.contributor.advisor1Reis, Haydéa Maria Marino de Sant’Anna-
dc.contributor.advisor-co1Victer, Eline das Flores-
dc.contributor.referee1Reis, Haydéa Maria Marino de Sant’Anna-
dc.contributor.referee2Victer, Eline das Flores-
dc.contributor.referee3Lopes, Jurema Rosa-
dc.contributor.referee4Fernandes, Ediclea Mascarenhas-
dc.contributor.referee5Souza, Marcele Câmara de-
dc.date.accessioned2018-07-23T14:21:03Z-
dc.date.issued2013-04-09-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Paloma Miranda. A práxis pedagógica de um professor com deficiência visual: o ensino de licenciatura em matemática. 2013. 138 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências) - Universidade do Grande Rio "Prof. José de Souza Herdy", Duque de Caxias, 2013.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/245-
dc.description.resumoA partir da análise de trabalhos acadêmicos na área de Ensino das Ciências voltados para estudos sobre o processo de ensino-aprendizagem de alunos com deficiência visual, constatamos a carência de pesquisas nesta área que visam auxiliar na rotina pedagógica de professores de Matemática do Ensino regular que atuarem com alunos com deficiência visual incluídos. Com vistas a contribuir para a capacitação desses docentes, resolvemos fazer esta pesquisa sobre o ensino de Álgebra, tendo por objetivo geral investigar a práxis pedagógica e a trajetória acadêmica de um professor com deficiência visual que ensina Álgebra em um curso de Licenciatura em Matemática, com o intuito de compreender como este docente, mediante vias alternativas distintas, construiu e atualmente ensina este conceito, partindo dos sistemas sensoriais de que dispõe. Como suporte, a pesquisa apresentou um referencial teórico dividido em dois eixos: o primeiro abordou os conceitos de Educação Inclusiva, Deficiência visual e Cegueira e as Legislações voltadas para a Educação Especial no Brasil. O segundo tratou do conceito de Álgebra, os pré-requisitos para a sua aprendizagem e as principais características da Álgebra escolar. Quanto aos procedimentos metodológicos adotados, realizamos um estudo qualitativo, de natureza etnográfica. Os instrumentos de pesquisa foram: entrevista aberta, análise documental e observação direta das aulas de Álgebra Abstrata ministradas pelo sujeito do nosso estudo. No roteiro da entrevista, as perguntas abordaram a questão da deficiência visual, sua trajetória acadêmica, tempo de serviço no magistério e sua prática pedagógica. A entrevista foi realizada no horário e local de trabalho deste professor. Os documentos analisados foram todos os disponibilizados pelo próprio e pela Universidade em que atua, tais como: ementas de disciplinas, pautas de notas, instrumentos de avaliações e livros utilizados durante as aulas. A observação direta foi realizada durante dois meses de um semestre letivo. Os dados observados em campo foram registrados em um diário e a entrevista foi gravada pelo próprio pesquisador para posterior transcrição e análise. O método de interpretação dos dados seguiu as técnicas empregadas para Análise de Conteúdo. Dentre os resultados encontrados concluímos que o docente, em sua prática pedagógica, valoriza a aproximação e o diálogo constante com o discente e o incentiva a trabalhar em dupla envolvendo reciprocidade e solidariedade e que o aprendizado da Álgebra é facilitado quando se incentiva a leitura e a interpretação dos enunciados dos problemas propostos. Concluímos ainda que tais procedimentos utilizados pelo docente são imprescindíveis para ambientes educacionais com alunos inclusos. Baseados nos resultados encontrados neste estudo, elaboramos um audiobook contendo indicadores capazes de subsidiar a prática docente na Educação Básica Regular, para alunos com deficiência visual em ambientes de Educação Inclusiva.por
dc.description.abstractFrom the analysis of academic papers in the field of Science Teaching focused studies on the teaching-learning process of students with visual impairments, the lack of research in this area to assist in teaching routine of regular school math teachers who work with students with visual impairments included. In order to contribute to the training of teachers, we decided to do this research on teaching Algebra, with the overall objective to investigate pedagogical praxis and the academic trajectory of a visually-impaired teacher who teaches Algebra in a course of Bachelor's degree in mathematics in order to understand how this teaching, through different alternatives routes, built and currently teaches this concept, starting from the sensory systems available. As support, the research presented a theoretical framework divided into two areas: the first dealt with the concepts of inclusive education, visual impairment and blindness, and regulations related to Special Education in Brazil. The second dealt with the concept of Algebra, the prerequisites for learning and the main characteristics of school Algebra. Regarding the methodological procedures adopted, we conducted a qualitative study, ethnographic nature. The research instruments were: open interview, document analysis and direct observation of Abstract Algebra classes taught by the subject of our study. In the interview, the questions addressed the issue of poor eyesight, his academic career, length of service in teaching and their pedagogical practice. The interview was held at the time and place of work of this teacher. The documents reviewed were all provided by himself and the University in which it operates, such as menus, disciplines, guidelines, tools and books used during class. The direct observation was performed during two months of an academic semester. The data observed in the field were recorded in a journal and the interview was recorded by himself researched for later transcription and analysis. The method of data interpretation followed the techniques employed for analysis of content. Among the findings conclude that the Professor, in his pedagogical practice, values the closeness and the constant dialogue with the students and encourages working in double involving reciprocity and solidarity and that the learning of Algebra is eased when it encourages reading and interpretation of the statements of the problems proposed. We conclude that such procedures used by the teacher are essential for educational environments with students included. Based on the results found in this study, we developed an audiobook containing indicators capable of contributing to teaching practice in Regular Basic Education, for students with visual disabilities in Inclusive Education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Janser dos Santos Nascimento ([email protected]) on 2018-07-23T14:21:03Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Paloma Miranda Goncalves.pdf: 5824112 bytes, checksum: e3aba9e8d4cd3785bee038aa6543781a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-23T14:21:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Paloma Miranda Goncalves.pdf: 5824112 bytes, checksum: e3aba9e8d4cd3785bee038aa6543781a (MD5) Previous issue date: 2013-04-09eng
dc.description.sponsorshipCNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Grande Riopor
dc.publisher.departmentUnigranrio::Ensino das Ciênciaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIGRANRIOpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopor
dc.subjectÁlgebrapor
dc.subjectProfessores de cegospor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subject.cnpqEDUCAÇÃOpor
dc.subject.cnpqMATEMÁTICApor
dc.titleA práxis pedagógica de um professor com deficiência visual: o ensino de licenciatura em matemáticapor
dc.typeDissertaçãopor
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