Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/247
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ensino da matemática: construindo oportunidades e perspectivas de mudança para a formação profissional e humana
Autor: Andrade, Alex Sandro Ribeiro de
Primeiro orientador: Lopes, Jurema Rosa
Primeiro coorientador: Victer, Eline das Flores
Primeiro membro da banca: Lopes, Jurema Rosa
Segundo membro da banca: Victer, Eline das Flores
Terceiro membro da banca: Barbosa, Gabriela dos Santos
Quarto membro da banca: Puggian, Cleonice
Quinto membro da banca: Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
Resumo: Este estudo objetiva analisar a possibilidade de se constituírem novas relações dos alunos com o mundo e com a matemática, a partir de um projeto de ensino intitulado “A relação entre o ensino da matemática e a perspectiva profissional para os alunos do CIEP377 Carmen da Silva”. O universo dos sujeitos do estudo é formado por trinta e cinco alunos do nono ano do Ensino Fundamental do CIEP 377 Carmen da Silva em Belford Roxo no Estado do Rio de Janeiro e três profissionais oriundos da Baixada Fluminense que estão inseridos no mercado de trabalho. A coleta de dados se efetivou através de observação participante, entrevistas direcionadas aos profissionais palestrantes, funcionários da escola e também a três alunos, depois de realizadas as intervenções, além de questionário com perguntas abertas aos alunos do nono ano, antes e depois de concluídas todas as atividades propostas. O referencial teórico teve como base as ideias de Freire (2002, 2005), Kuenzer (2002, 2004, 2010), Fiorentini (2008), D'Ambrosio (2008), Dayrell (2007), entre outros. Os resultados obtidos favorecem a reflexão sobre uma nova maneira de ensinar matemática que pode, em algum momento, despertar nos alunos do ensino fundamental o reconhecimento da necessidade de maior envolvimento com a educação formal, especificamente com a matemática, com vistas a atingirem suas expectativas profissionais e de vida. Concluímos que a prática docente também pode levar os alunos a acreditarem em seu potencial de crescimento pessoal e profissional, na sua busca de serem mais. Esperamos que o estudo encoraje o incremento de atividades extra curriculares dentro e fora das salas de aula que favoreçam a construção da identidade dos alunos e o fortalecimento da sua formação cidadã.
Abstract: This study analyzes the possibility of becoming new alumni relations with the world and with mathematics, from a teaching project titled "The relationship between mathematics teaching and professional perspective for students of CIEP377 Carmen Silva". The universe of the study subjects is made up of thirty-five ninth graders of elementary school CIEP 377 Carmen da Silva in Belford Roxo in the State of Rio de Janeiro and three professionals from the Baixada Fluminense who are entered in the labor market. Data collection was accomplished through participant observation, interviews targeted to professional speakers, school staff, and also the three students, after completing the intervention, and questionnaires with open-ended questions to ninth graders before and after completing all the proposed activities. The theoretical framework was based on the ideas of Freire (2002, 2005), Kuenzer (2002, 2004, 2010), Fiorentini (2008), D'Ambrosio (2008), Dayrell (2007), among others. The results favor the consideration of a new way of teaching math that can, at some point, in the wake elementary students to recognize the need for greater engagement with formal education, specifically with mathematics, with a view to meet their professional expectations and life. We conclude that the teaching practice can also lead students to believe in their potential for personal and professional growth in their quest to be more. We hope that the study will encourage the growth of extra curricular activities in and out of classrooms that foster students' construction of identity and the strengthening of its civic education.
Palavras-chave: Educação
Matemática – Estudo e ensino
Área(s) do CNPq: EDUCAÇÃO
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Grande Rio
Sigla da instituição: UNIGRANRIO
Departamento: Unigranrio::Ensino das Ciências
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: ANDRADE, Alex Sandro Ribeiro de. Ensino da matemática: construindo oportunidades e perspectivas de mudança para a formação profissional e humana. 2014. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências) - TCC (graduação em Ciências Contábeis) - Universidade do Grande Rio "Prof. José de Souza Herdy", Duque de Caxias, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/247
Data de defesa: 27-Ago-2014
Aparece nas coleções:Coleção de Pós-Graduação em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alex Sandro Ribeiro de Andrade.pdfCompleto2,51 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons