Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/248
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Alfabetização e letramento: um estudo sobre práticas docentes no município de Queimados |
Autor: | MANOEL, Bianca Corrêa Lessa |
Primeiro orientador: | VILAÇA, Márcio Luiz Corrêa |
Primeiro membro da banca: | REIS, Haydéa Maria Marinho Sant'Anna |
Segundo membro da banca: | SILVA, Renato |
Terceiro membro da banca: | ARAÚJO, Ivanildo AMaro de |
Quarto membro da banca: | MONTGNER, Airto Ceolin |
Resumo: | A dificuldade de desenvolvimento da leitura e da escrita é um problema enfrentado no processo ensino-aprendizagem em âmbito nacional e vários fatores são preponderantes na dificuldade de aquisição destas competências linguísticas, dentre os quais podemos citar a falta de incentivo à leitura ainda nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a escolarização tardia, práticas docentes inadequadas e problemas ligados a fatores sociais. Frequentemente nos deparamos com discussões acerca dos baixos índices de desenvolvimento da Educação Básica no Brasil, dos problemas relacionados à aquisição da leitura e escrita nos diversos níveis de ensino, das questões relacionadas à falta do hábito de leitura e sobre o papel da escola e do professor para a formação de leitores considerados competentes. Algumas avaliações diagnósticas, como o Programa Internacional de Avaliação de alunos (PISA), Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), por exemplo, demonstram que grande parte dos estudantes brasileiros, quando avaliados de forma sistemática, apresenta grande dificuldade no desenvolvimento de competências linguísticas relacionadas à compreensão de textos e na utilização destas competências em práticas sociais que envolvam a habilidade de ler e escrever significativamente. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo realizar um estudo detalhado sobre as estratégias de ensino de leitura e escrita desenvolvidas por professores que atuam em turmas do primeiro ao terceiro ano de escolaridade do Ensino Fundamental (ciclo de alfabetização) em escolas da Rede Municipal de Queimados e analisar como estas práticas podem influenciar (direta ou indiretamente) nos índices de alfabetização e letramento desses alunos. Partindo do exposto, a problematização deste trabalho foi pautada na análise de dados sobre os índices de desenvolvimento de leitura e escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na investigação sobre as estratégias de ensino desenvolvidas pelos professores que atuam nessas classes a e ainda sobre a importância do trabalho baseado na diversidade de gêneros textuais, que atualmente norteia a proposta oficial do Ministério de Educação e Cultura (MEC) para o ensino de Língua portuguesa de forma significativa, tendo como referência o conhecimento sobre a linguagem , na perspectiva do letramento. Esta pesquisa foi de natureza qualitativa realizada pela aplicação de questionários a professores que atuam diretamente nestes anos de escolaridade, em levantamentos sobre índices de leitura baseados em dados oficiais do Censo e na análise de documentos que norteiam a proposta de ensino de Língua portuguesa (Parâmetros Curriculares Nacionais e outras Diretrizes). Pretende-se que os conhecimentos construídos através desta pesquisa possibilitem diagnosticar, reavaliar e propor sob a perspectiva do letramento e do uso dos diferentes gêneros textuais, que o ensino da Língua materna seja realizado de forma a atender às necessidades dos desafios que se apresentam na sociedade relacionados à aplicação das habilidades de leitura e escrita significativamente. |
Abstract: | The trouble in developing the reading ability is an issue found in the teaching-learning process throughout the whole country. Several factors are prevalent in the difficulty of acquiring these linguistic competences; the lack of reading encouragement in the first years of Fundamental School, the late age entrance at school, inadequate teaching practices and social factors related problems. We constantly come across some crucial points as to the Brazilian Basic Education low levels, the reading and writing related problems in several educational levels, the lack of a reading habit related questions and about the school and the teacher’s roles in the formation of competent readers. Some diagnostic evaluations, such as the Basic Education Evaluation System (Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB)) and the Students Evaluation International Program (Programa Internacional de Avaliação de alunos (PISA)), show that great part of the Brazilian students, when systematically evaluated, present a great difficulty in the development of linguistic competences related to reading comprehension and the use of these competences in social practices that involve the ability to read and write meaningfully. Within this context, this work aims to carry out a thorough study about the reading and writing teaching strategies developed by teachers who work in classes that range from the first to the third fundamental school years (alphabetizing cycle) in the City of Queimados Municipal School network and to analyze how such practices can influence (directly or indirectly) the students’ level of literacy.In the light of the foregoing, this work’s problematisation is based upon the Fundamental Schools first years writing and reading levels data analysis, the investigation on the teaching strategies developed by teachers and moreover; about the importance of the work based on the textual diversity, that nowadays significantly guides the official Education Ministry policy for the teaching of Portuguese, having as reference the language knowledge in the perspective of literacy. This research will be done qualitatively through the use of questionnaires to be answered by the teachers who work directly with these school years; through surveys on reading levels based upon official Census data and in the analysis of documents that guide the Portuguese Language teaching ( Curricular parameters and other official government guidelines). It is expected that through this work one can diagnose, reevaluate and suggest, under the literacy perspective and the use of textual diversity, that the Portuguese Language teaching is carried out so as to attend to society challenge needs related to the use of the reading and writing abilities. |
Palavras-chave: | Educação Professores - Formação Prática de ensino Alfabetização Letramento Ensino Gêneros literários |
Área(s) do CNPq: | Educação Ensino - Aprendizagem |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Grande Rio |
Sigla da instituição: | UNIGRANRIO |
Departamento: | Unigranrio::Letras e Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas |
Citação: | MANOEL, Bianca Corrêa Lessa. Alfabetização e letramento: um estudo sobre práticas docentes no município de Queimados. 2013. 153 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas) - Universidade do Grande Rio, Duque de Caxias. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/248 |
Data de defesa: | 4-Jul-2013 |
Aparece nas coleções: | Coleção de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BIANCA CORRÊA LESSA MANOEL 2013.pdf | Dissertação completa | 1,57 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons