Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/249
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A oralidade e a escrita de trabalhadores dos canteiros de obras: contribuições à prática de professores alfabetizadores |
Autor: | CONCEIÇÃO, Christiane Silva Maia da |
Primeiro orientador: | VILAÇA, Márcio Luiz Corrêa |
Primeiro membro da banca: | LOPES, Jurema Rosa |
Segundo membro da banca: | MOURA, Ana Paula de Abreu Costa de |
Terceiro membro da banca: | LOPES, Paula da Silva Vidal Cid |
Resumo: | Esta dissertação apresenta o trabalho de alfabetização realizado com adultos trabalhadores da Construção Civil, contribuindo para a discussão a respeito das práticas alfabetizadoras dos professores da EJA. Através da reflexão sobre as teorias e práticas que envolvem a alfabetização de jovens e adultos, buscou-se um repensar da aprendizagem da língua escrita, baseado nas experiências e no uso da linguagem oral regional, que marca os alunos migrantes do Norte e Nordeste brasileiro. O corpus se desenvolveu da seguinte forma: primeiramente fez-se um apanhado histórico da alfabetização de jovens e adultos no Brasil, o analfabeto na sociedade e as implicações deste analfabetismo nos dias atuais. Num segundo momento discutiu-se o lugar que a escola ocupa nesta sociedade em constante mudança, as identidades e saberes que estão em jogo neste contexto. Posteriormente, dialogou-se com os estudos de concepções linguísticas e suas contribuições na aquisição da língua escrita. Com base nas referências teóricas oferecidas por Freire, Bortoni-Ricardo, Bagno, entre outros, as conclusões apontam para a linguagem como sendo essencial na constituição dos sujeitos, a fim de subsidiar o trabalho dos professores em compreender a relação dos alunos com a oralidade e a escrita, principalmente os alunos de classe populares em questão. A metodologia desta pesquisa consta da aplicação de questionários, análise de entrevistas, observação das aulas e análise das escritas dos alunos. O objetivo deste trabalho é investigar e dialogar com os conhecimentos oriundos de concepções linguísticas, a fim promover novas práticas auxiliadoras da aquisição da língua escrita destes alunos. A contribuição deste estudo está na possibilidade de suscitar novas reflexões, traçar possibilidades aos professores alfabetizadores que, ao ensinarem, trocam, dialogam e, sobretudo, aprendem grandes lições de vida. |
Abstract: | This paper presented the work carried out with adult literacy workers Construction, contributing to the discussion about the literacy practices of teachers of adult education. Through reflection on the theories and practices involving literacy for youth and adults, we searched for a rethinking of learning the written language, based on the experiences and the use of oral language regional brand migrant pupils in the North and Northeast of Brazil. The corpus was developed as follows: first became a historical literacy of young people and adults in Brazil, the unlettered in society and the implications of illiteracy today. Secondly we discussed the place of schools in this ever-changing society, identities and knowledge that are at stake in this context. Later we dialogued with the studies of linguistic concepts and their contributions in the acquisition of written language. Based on the theoretical frameworks offered by Paulo Freire, Bortoni-Ricardo, Bagno, among others, the findings point to the language as being essential in the constitution of the subject in order to support the work of teachers in understanding the relationship of students with orality and writing , mostly students of popular class in question. The methodology of this research consisted of questionnaires, analysis of interviews, observation of lessons and analysis of students' written. The main objective of this work was to investigate and talk to the linguistic knowledge from concepts, to promote new ways of helper acquisition of written language these students. The contribution of this study is the possibility to generate new thoughts, tracing possibilities for teachers to teach literacy, to exchange, dialogue and, above all, learn great lessons of life. |
Palavras-chave: | Educação Educação de Adultos Alfabetização Linguística Oralidade |
Área(s) do CNPq: | Educação Linguística |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Grande Rio |
Sigla da instituição: | UNIGRANRIO |
Departamento: | Unigranrio::Letras e Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas |
Citação: | CONCEIÇÃO, Christiane Silva Maia da. A oralidade e a escrita de trabalhadores dos canteiros de obras: contribuições à prática de professores alfabetizadores. 2013. 124 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas) - Universidade do Grande Rio, Duque de Caxias. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/249 |
Data de defesa: | 18-Dez-2013 |
Aparece nas coleções: | Coleção de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CHRISTIANE S. MAIA DA CONCEIÇÃO 2013.pdf | Dissertação completa | 1,08 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons