Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/25
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Laboratórios de aprendizagem: novas estratégias de ensino para oficinas de astronomia e física |
Autor: | Dias, Ângela Maria Mendes |
Primeiro orientador: | Souza, Luiz Eduardo Silva |
Primeiro coorientador: | Novikoff, Cristina |
Primeiro membro da banca: | Souza, Luiz Eduardo Silva |
Segundo membro da banca: | Novikoff, Cristina |
Terceiro membro da banca: | Canalle, João Batista Garcia |
Quarto membro da banca: | Miguelote, Alexandre Yassuda |
Resumo: | Discutimos o impacto do uso de oficinas ambientadas com música clássica para o ensino de Física. Aferimos a hipótese de que o Laboratório de Aprendizagem, com o uso de música clássica e oficinas nas aulas de Física, é uma estratégia de ensino-aprendizagem interdisciplinar eficiente. Apresentamos o experimento qualitativo realizado no Colégio Militar do Rio de Janeiro, no ano de 2011, com alunos do 9° Ano do Ensino Fundamental II. O experimento aconteceu durante o ensino de Física, em duas salas de aula (Turma A e B). Na turma A, trabalhamos com música e Laboratório de Aprendizagem de Física – LAF. Na turma B seguimos o programa de ensino de Física sem música e sem oficinas. As oficinas (CANALLE, 2011), foram ambientadas com músicas clássicas, especialmente selecionadas, com característica em comum ser do séc. XVIII, que usam o baixo contínuo, o contraponto e a harmonia tonal, favorecedoras do pensamento lógico (LOZANOV, 2012). Nesta turma, além de ter um rendimento médio de 7,5 em Física, intensificou-se o interesse dos alunos, por oficinas da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA, favorecendo, assim, a formalização de um espaço específico para se trabalhar as oficinas da OBA, que eles denominaram de “Clube de Astronomia”. Este resultou na interação do CMRJ com a sociedade científica via aulas e participação em espaços distintos onde ocorriam eventos científicos. A turma B teve como resultado uma média 4,5. E no decorrer da comunicação entre os alunos das turmas A e B, houve uma migração da turma B para o “Clube”. Além do bom desempenho da aprendizagem, a pesquisa obteve o desdobramento em relação à conscientização por partes dos jovens estudantes quanto aos problemas relacionados ao planeta e sua preservação, sugerindo atitudes sustentáveis que, além de utilizadas em sala de aula, possam ser incorporadas também na rotina diária. Assim, a pesquisa por meio de sua análise comparativa do rendimento dessas duas turmas nos permitiu afirmar que o uso da música clássica no espaço físico de sala de aula corrobora para o desenvolvimento da aprendizagem. No espaço aberto e/ou fechado com experimentos a música não se faz significativa. Daí, pontuarmos que o uso da música em sala de aula 4 favorece a concentração e aprendizado de Física e o uso de oficinas favorece o aprendizado de Física, independente da música. |
Abstract: | We discussed the impact of the use of acclimated workshops with classical music for teaching physics. We assess the hypothesis that the Laboratory Learning with the use of classical music and workshops in physics classes, is efficient interdisciplinary teaching and learning strategy. Here the qualitative experiment carried out at the Rio Military College January, in the year 2011, students of the 9th year of elementary school II. O experiment took place during the teaching of physics in two classrooms (Panel A and B). In class A, we work with music and Laboratory Physics Learning - LAF. In class B we follow the teaching program Physics without music and without workshops. The workshops (CANALLE, 2011), were acclimated with classical music, specially selected with common characteristic being the century. XVIII, which use continuous low, counterpoint and tonal harmony, favoring the logical thinking (Lozanov, 2012). In this class, in addition to an average yield of 7.5 in Physics, intensified the interest of students, for workshops Olympics Brazilian Astronomy and Astronautics - OBA, thus favoring the formalization of a specific space to work the workshops of OBA, which they called "Astronomy Club". This resulted in the interaction of CMRJ with the scientific community through classes and participation in different spaces where scientific events occurred. The class B resulted in an average 4.5. And in the course of communication between the students of the classes A and B, there was a migration of the class B for the "Club". Besides the good performance learning, research got the split in relation to awareness on the part of young students about the problems related to the planet and its preservation, suggesting sustainable attitudes that in addition to used in the classroom, they can also be incorporated in daily routine. Thus, the research through its comparative analysis of income of these two groups allowed us to state that the use of music classic in the classroom corroborates physical space for the development of learning. In the open space and / or closed with music experiments does not become significant. Hence, pontuarmos that the use of music in the classroom 4 promotes concentration and learning physics and the use of workshops favors learning physics, independent music. |
Palavras-chave: | Educação Ensino de Ciências Ensino de Física Laboratórios de Aprendizagem Interdisciplinaridade |
Área(s) do CNPq: | ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Grande Rio |
Sigla da instituição: | UNIGRANRIO |
Departamento: | Unigranrio::Ensino das Ciências |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências |
Citação: | Dias, Ângela Maria Mendes. Laboratórios de aprendizagem: novas estratégias de ensino para oficinas de astronomia e física. 2012. Produto final: 57 f.+ 74 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade do Grande Rio, Duque de Caxias. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/25 |
Data de defesa: | 27-Mar-2012 |
Aparece nas coleções: | Coleção de Pós-Graduação em Ensino das Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ângela Maria Mendes Dias - Parte 1.pdf | Parte 1 | 1,14 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Ângela Maria Mendes Dias - Parte 2.pdf | Produto final | 2,06 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.