Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/251
Tipo do documento: Dissertação
Título: Construção do conceito de função matemática: um estudo colaborativo sobre a concepção e uso do aplicativo móvel Funcionalidade
Autor: Nascimento, Hugo José
Primeiro orientador: Martins, Herbert Gomes
Primeiro coorientador: Victer, Eline das Flores
Primeiro membro da banca: Martins, Herbert Gomes
Segundo membro da banca: Victer , Eline das Flores
Terceiro membro da banca: Puggian, Cleonice
Quarto membro da banca: Roque, Gianna Oliveira Bogossian
Quinto membro da banca: Nunes, Wallace Vallory
Resumo: O presente trabalho apresenta os resultados de um estudo qualitativo sobre o potencial pedagógico de um aplicativo móvel, denominado FUNCIONALIDADE, que objetiva colaborar com professores e alunos da Educação Básica, na construção do conceito de função matemática. O aplicativo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa colaborativa envolvendo sete professores do Sistema Flama de Ensino – entidade particular de ensino, localizada na Baixada Fluminense. Distanciando-se do formato tradicional dos livros didáticos ao abordarem o conceito de função, o aplicativo cria cenários de aprendizagem que podem potencializar a reestruturação de novas práticas pedagógicas. Tem-se o apoio da Teoria dos Campos Conceituais (TCC) de Vergnaud, além de Moreira e Piaget. O aplicativo FUNCIONALIDADE é um objeto de aprendizagem que poderá́ ser um aliado dos professores da Educação Básica na construção do conceito de função. Após apresentado aos alunos e posto em prática pelos professores participantes, confrontamo-nos diante de uma discussão sobre alguns saberes específicos associados ao trabalho docente, frente ao insipiente domínio de tecnologias e as modalidades de ensino perpetuadas pela cultura escolar, sendo obstáculo à aprendizagem e à inovação. Os resultados obtidos, a partir do uso do aplicativo, foram motivadores para passos futuros na adoção de novos cenários que venham a contribuir, ainda mais, para que os alunos da Educação Básica e, também, de outros níveis de escolaridade, venham a desmistificar esse conceito de sabida relevância para a matemática, provocando ações que pretendem transformar essa realidade. O aplicativo FUNCIONALIDADE pode, ainda, aproximar dois componentes basilares, quais sejam: realidade e matemática, tornando-se indissolúvel ferramenta para que os alunos possam compreender situações cotidianas, podendo, ainda, integrar à disciplina uma diversidade de experiências, assegurando ao corpo docente e discente ricas possibilidades de, juntos, trabalharem na construção do conceito de função.
Abstract: This paper presents the qualitative study results of the pedagogical potential of a mobile application, called FUNCTIONALITY, which aims to collaborate with teachers and students of basic education, the construction of the concept of mathematical function. The application was developed through a collaborative research involving seven teachers of the Flama Teaching System - private educational entity, located in the Baixada Fluminense. Moving away from the traditional format of textbooks to address the concept of function, the application creates learning scenarios which may potentiate the restructuring of new pedagogical practices. It is supported by the Conceptual Fields Theory (CFT) Vergnaud, also Moreira and Piaget. FUNCTIONALITY The application is a learning object which can be an ally of teachers basic education in the construction of the concept of function. After it is presented to the students and put into practice by participating teachers, we are confronted by a discussion of some specific knowledge related to teaching, opposite the incipient field of technologies and methods of teaching school culture being perpetuated by obstacle to learning and innovation. The results obtained from the use of the application, were motivators for future steps in the adoption of new scenarios that may contribute further to the students of Basic Education and also from other levels of education, will demystify this known concept of relevance to mathematics, provoking actions that aim to transform this reality. The application FUNCTIONALITY can also bring two basic components, namely: reality and mathematics, becoming inseparable tool for students to understand everyday situations, and may also integrate the discipline a diversity of experience, ensuring that the teachers and students rich opportunities together, working to build the concept of function.
Palavras-chave: Educação
Matemática - Estudo e ensino
Inovações educacionais
Aplicativos móveis
Área(s) do CNPq: EDUCAÇÃO
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Grande Rio
Sigla da instituição: UNIGRANRIO
Departamento: Unigranrio::Ensino das Ciências
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: NASCIMENTO, Hugo José. Construção do conceito de função matemática: um estudo colaborativo sobre a concepção e uso do aplicativo móvel Funcionalidade. 2014. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências) - Universidade do Grande Rio "Prof. José de Souza Herdy", Duque de Caxias, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/251
Data de defesa: 22-Mai-2014
Aparece nas coleções:Coleção de Pós-Graduação em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Hugo Jose Nascimento.pdfCompleto3,99 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons