Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/253
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Gomes, Vinicius Pereira | - |
dc.contributor.advisor1 | Puggian, Cleonice | - |
dc.contributor.advisor-co1 | Albuquerque, Gabriela Girão de | - |
dc.contributor.referee1 | Puggian, Cleonice | - |
dc.contributor.referee2 | Albuquerque, Gabriela Girão de | - |
dc.contributor.referee3 | Miguel, João Rodrigues | - |
dc.contributor.referee4 | Reis , Haydea Maria Marino de Sant'anna | - |
dc.contributor.referee5 | Guimarães, Glaúcia Campos | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-23T19:40:49Z | - |
dc.date.issued | 2014-04-02 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Vinicius Pereira. Aprendendo a ensinar de forma interdisciplinar: reflexões de um professor. 2014. 73 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências da Educação Básica) - Universidade do Grande Rio "Prof. José de Souza Herdy", Duque de Caxias, 2014. | por |
dc.identifier.uri | http://localhost:8080/tede/handle/tede/253 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa investigou as potencialidades de ações interdisciplinares na prática docente de professores de ciências, história, geografia e português, analisando como aulas colaborativas podem promover a aprendizagem significativa no ensino fundamental. A metodologia adotada foi qualitativa, do tipo pesquisa-ação. Dados foram coletados através de observação participante e entrevistas. O trabalho de campo ocorreu em três etapas: a primeira dedicada à elaboração dos planos de aula pelos professores das diferentes disciplinas; a segunda dedicada à apresentação colaborativa dos planos elaborados pelos docentes; e a terceira focada na coleta de dados sobre a visão dos professores quanto à construção e aplicação dos projetos colaborativos. Na produção das aulas colaborativas utilizou-se vídeos, músicas, imagens e recursos pedagógicos para facilitar a apresentação dos conteúdos de forma integrada. Após as aulas, alunos e professores dialogaram sobre os temas abordados, realizando uma avaliação conjunta. Resultados indicaram que iniciativas interdisciplinares na escola exigem do professor abertura intelectual e pedagógica para envolver-se numa didática que desafia o seu saber docente. Conclui-se que a vivência da interdisciplinaridade no ambiente escolar demanda processos de formação docente que valorizem a ação conjunta, o diálogo e o conhecimento humano em sua complexidade. | por |
dc.description.abstract | This research investigated the potential of interdisciplinary activities in the teaching practice of Science, History, Geography and Portuguese teachers, analyzing how collaborative classes can promote meaningful learning in elementary school. The methodology was qualitative and the study was characterized as an action research. Data were collected through participant observation and interviews. Fieldwork was conducted in three stages: the first devoted to lesson planning by teachers of different disciplines; the second dedicated to collaborative presentation of lesson plans during the same class; and the third focused on the vision of teachers on the construction and implementation of collaborative projects. Collaborative classes employed videos, songs, pictures and other resources to facilitate the presentation of contents in an integrated way. After classes, students and teachers dialogued on the topics approached, engaging in an assessment process. Results indicated that interdisciplinary initiatives in school require teachers to have intellectual and pedagogical openness, getting involved in a didactics that challenges their own professional knowledge. Conclusions show that interdisciplinary experiences in schools demand teacher training processes that value joint action, dialogue and human knowledge in its complexity. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Janser dos Santos Nascimento ([email protected]) on 2018-07-23T19:40:49Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Vinicius Pereira Gomes.pdf: 717410 bytes, checksum: 0a30e367b4cd0b647a7dfafb3a091edf (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-07-23T19:40:49Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Vinicius Pereira Gomes.pdf: 717410 bytes, checksum: 0a30e367b4cd0b647a7dfafb3a091edf (MD5) Previous issue date: 2014-04-02 | eng |
dc.description.sponsorship | CNPq | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade do Grande Rio | por |
dc.publisher.department | Unigranrio::Ensino das Ciências | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UNIGRANRIO | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação | por |
dc.subject | Planos de aula | por |
dc.subject.cnpq | EDUCAÇÃO | por |
dc.title | Aprendendo a ensinar de forma interdisciplinar: reflexões de um professor | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Coleção de Pós-Graduação em Ensino das Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vinicius Pereira Gomes.pdf | Completo | 700,6 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons