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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Crystiano Robson de Souza-
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Chang Kuo-
dc.contributor.referee1Rodrigues, Chang Kuo-
dc.contributor.referee2Catarino, Giselle Faur de Castro-
dc.contributor.referee3Novikoff, Cristina-
dc.contributor.referee4Lima, Maria da Conceição de Almeida Barbosa-
dc.date.accessioned2018-07-24T12:35:44Z-
dc.date.issued2015-12-15-
dc.identifier.citationLIMA, Crystiano Robson de Souza. A afetividade e o ensino de física: em busca de ações em prol da aprendizagem. 2015. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências na Educação Básica) - Universidade do Grande Rio "Prof. José de Souza Herdy", Duque de Caxias, 2015.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/256-
dc.description.resumoO interesse desta pesquisa é investigar a influência da afetividade no aprendizado de Física, no Ensino Médio. Propõe-se uma reflexão sobre o papel das emoções no processo de ensino e de aprendizagem, a partir da seguinte questão norteadora: de que modo o ensino de Física é influenciado pela afetividade / emoção? Para entender o modo como os alunos concebem e caracterizam o professor e a disciplina de Física, ocorreram intervenções, a partir de questionários e construção de desenhos, com estudantes do Ensino Médio, de uma escola estadual, no município de São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro. A revisão teórica se fundamentou em duas perspectivas que se imbricam, a saber: a teoria das representações sociais e a física emocional, com as implicações da afetividade como possibilidade de mudança nas relações existentes entre professores de Física e alunos. Adotou-se a Engenharia Didática, como metodologia de pesquisa. Os resultados foram profícuos, após a intervenção, quando se percebeu o quanto o tema deste trabalho valorizou o ser humano que há em cada um dos alunos participantes da pesquisa. Desta feita, o Produto Educacional, decorrente das reflexões sobre o tema, é um instrumento de apoio para professores, propondo dois questionários, com a finalidade de diagnosticar as representações sociais dos alunos – em relação à sua aprendizagem de Física, ao papel do professor, nessa aprendizagem, e a seu nível de confiança na resolução de problemas desta disciplina –, e uma atividade de desenho, voltada para a representação social, fruto da relação estabelecida entre o ensino e a aprendizagem de Física.por
dc.description.abstractThe interest of this research is to investigate the affection influence in learning physics in high school. It proposes a reflection on the role of emotions in the teaching and learning process, from the following guiding question: How the teaching of physics is influenced by affection / emotion? To understand how students conceive and characterize the teacher and the physics discipline, there were interventions, there were interventions from questionnaires and construction drawings, with high school students from a state school in the city of São Gonçalo, in the metropolitan region of Rio de Janeiro. The theorist review was based on two perspectives that overlap, namely: the theory of social representations and emotional physics, the implications of affection as a possibility of changing in the relationship between teachers and students of Physics. The Didactic Engineering was adopted as a research methodology. The results were fruitful, after the intervention, when it was realized how much the subject of this study valued the human being that is within each of the participants of the research. This time, the Educational Product, resulting from reflections on the subject, it is a support tool for teachers, proposing two questionnaires, in order to diagnose the students` social representations – related to their physics learning, the teacher's role in this process and the confidence level in solving problems of this discipline - and a drawing activity, focused on social representation as a result of the relationship between teaching and learning of physics.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Janser dos Santos Nascimento ([email protected]) on 2018-07-24T12:35:44Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Crystiano Robson de Souza Lima.pdf: 6095273 bytes, checksum: e9193e1e2c279e230296dbb6eb7a1e6e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-24T12:35:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Crystiano Robson de Souza Lima.pdf: 6095273 bytes, checksum: e9193e1e2c279e230296dbb6eb7a1e6e (MD5) Previous issue date: 2015-12-15eng
dc.description.sponsorshipCNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Grande Riopor
dc.publisher.departmentUnigranrio::Ensino das Ciênciaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIGRANRIOpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectFísica – Estudo e ensinopor
dc.subjectAutoestimapor
dc.subjectRepresentações sociaispor
dc.subject.cnpqEDUCAÇÃOpor
dc.subject.cnpqENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICApor
dc.titleA afetividade e o ensino de física: em busca de ações em prol da aprendizagempor
dc.typeDissertaçãopor
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