Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/257
Tipo do documento: Dissertação
Título: Confeccionando aplicativos em física: uma abordagem do Geogebra acerca das Leis de Newton
Autor: Luiz, Fábio Ferreira
Primeiro orientador: Souza, Luiz Eduardo Silva
Primeiro coorientador: Domingues, Paulo Henrique Porcheto
Primeiro membro da banca: Souza, Luiz Eduardo Silva
Segundo membro da banca: Domingues, Paulo Henrique Porcheto
Terceiro membro da banca: Lopes, Jurema Rosa
Quarto membro da banca: Aguiar, Carlos Eduardo Magalhães de
Quinto membro da banca: Penna-Firme , Andre Bessadas
Resumo: O conteúdo desta dissertação pretende investigar a aceitação da Tecnologia da Comunicação e Informação – TIC, vinculada aos conteúdos programáticos curriculares em Física no Estado do Rio de Janeiro, mais precisamente o segundo bimestre das turmas de primeiro ano do Ensino Médio. Construímos, com auxílio do software livre denominado Geogebra, um conjunto de aplicativos, que auxiliam o professor de física na tarefa de construir competências acerca das Leis de Newton. Os aplicativos foram divididos em duas partes: Inicialmente, aplicativos que permitem a manipulação e operação de vetores. Posteriormente, aplicativos que simulem condições para aplicação das três Leis de Newton. Este produto educacional foi aplicado em duas turmas de primeiro ano do ensino médio do CIEP 223 – Olympio Marques dos Santos, cerca de 30 alunos manipularam os aplicativos e resolveram exercícios com auxílio do dispositivo computacional. Outros 30 alunos resolveram, os mesmos exercícios, sem o auxílio dos aplicativos. Obtivemos, para os alunos que usaram o aplicativo, uma melhora em seu rendimento, que nos permite verificar que o aplicativo aproximou o alunado a um processo de ensino/aprendizagem mais alinhado a sua realidade tecnológica atual.
Abstract: The content of this dissertation intends to investigate the acceptance of Information and Communication Technology - ICT, linked to curriculum syllabus in physics in the state of Rio de Janeiro, more precisely the second quarter of the classes of first year of high school. Built with the help of free software called Geogebra, a set of applications that help a physics professor at the task of building competencies about Newton's Laws. Applications were divided in two parts: first, applets that allow for manipulation and vector operation. Subsequently, applets that simulate conditions for implementation of the three laws of Newton. This educational product was applied in two groups of first year high school CIEP 223 - Olympio Marques dos Santos, about 30 students manipulated the applets and decided exercises using the computer device. Another 30 students decided, the same exercises without the aid applets. We obtained, for students who have used the applets, an improvement in their income, which allows us to verify that the applets came the student body to a teaching/learning more aligned to its current technological reality.
Palavras-chave: Educação
Física – Estudo e ensino
Letramento informacional
Open GL (Interface de programas aplicativos)
Área(s) do CNPq: EDUCAÇÃO
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Grande Rio
Sigla da instituição: UNIGRANRIO
Departamento: Unigranrio::Ensino das Ciências
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: LUIZ, Fábio Ferreira. Confeccionando aplicativos em física: uma abordagem do Geogebra acerca das Leis de Newton. 2015. 76 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências na Educação Básica) - Universidade do Grande Rio "Prof. José de Souza Herdy", Duque de Caxias, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/257
Data de defesa: 20-Out-2015
Aparece nas coleções:Coleção de Pós-Graduação em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fabio Ferreira Luiz.pdfCompleto6,37 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons