Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/259
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Percepção do licenciando em Química sobre a contribuição do Laboratório Virtual de Química, Vitual Lab, para o ensino-aprendizagem das reações químicas inorgânicas no ensino médio |
Autor: | Souza, Flávia Alexandra Gomes de |
Primeiro orientador: | Rodrigues, Giseli Capaci |
Primeiro coorientador: | Martins, Herbert Gomes |
Primeiro membro da banca: | Rodrigues, Giseli Capaci |
Segundo membro da banca: | Martins, Herbert Gomes |
Terceiro membro da banca: | Praça, Andrea Velloso da Silveira |
Quarto membro da banca: | Merquior, Douglas Marcelo |
Quinto membro da banca: | Ferreira, Giselle Martins dos Santos |
Resumo: | Este estudo é baseado em uma pesquisa qualitativa que busca investigar a percepção dos alunos de licenciatura em Química, acerca da contribuição do simulador de experimentos, laboratório virtual da Pearson, Virtual Lab de Química, como recurso de aprendizagem do tema reações químicas inorgânicas no ensino médio. O referencial teórico baseou-se na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. Essa teoria leva em conta a história do sujeito e ressalta o papel dos docentes na proposição de situações que favoreçam a aprendizagem. A hipótese que norteou esta pesquisa é que os laboratórios virtuais são ferramentas utilizadas pelo professor que beneficiam o ensino e aprendizagem da química. Os participantes do estudo foram quatorze alunos do último período de licenciatura em Química da UNIGRANRIO. Utilizou-se a metodologia de pesquisa-ação, onde foi desenvolvida uma oficina de treinamento no programa Virtual Lab de Química. Como instrumento de coleta de dados, inicialmente foi aplicado um questionário, com objetivo de identificar os sujeitos da pesquisa e levantar seus conhecimentos nas TIC e nos recursos virtuais de aprendizagem. Durante todo o processo foi realizada a observação participante e encerrando foi formado um grupo focal para avaliar a percepção dos sujeitos no uso do laboratório virtual. Como produto, os participantes construíram sequências didáticas, utilizando o Virtual Lab de química como recurso instrucional. De acordo com os resultados desta pesquisa, o grupo de licenciados em química percebe a necessidade da proposição de metodologias ativas de ensino e consideram que os laboratórios virtuais podem ser uma ferramenta eficiente para este fim. |
Abstract: | This study is based on a qualitative research that seeks to investigate the perception of graduate students in Chemistry, about the contribution of a simulator of experiments called virtual lab of Pearson, Virtual Lab for Chemistry, as a tool for learning inorganic chemical reactions in high school. The theoretical framework was based on Ausubel’s theory of meaningful learning. Ausubel’s theory takes into account the history of the subject and highlights the role of teachers in the proposition of situations that encourage learning. The hypothesis that guided this research is that the virtual labs are tools used by teachers to benefit the teaching and learning of chemistry. Research participants were 14 undergraduate students in Chemistry, enrolled at UNIGRANRIO. Action research guided the methodological approach and the development of a workshop about the Virtual Lab for Chemistry. Data was collected through a questionnaire, which aimed to identify research participants and their knowledge regarding ICT resources and virtual labs. Participant observation was carried out during throughout fieldwork, which ended with a focus group to evaluate participants’ perception on the use of the virtual lab. As a product, research participants built didactic sequences, using the Virtual Lab of Chemistry as instructional resource. Research results indicate that chemistry’s undergraduates recognize the importance of active teaching methodologies and recognize that virtual labs can be a powerful tool for this purpose. |
Palavras-chave: | Educação Química – Estudo e ensino Reações químicas |
Área(s) do CNPq: | EDUCAÇÃO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Grande Rio |
Sigla da instituição: | UNIGRANRIO |
Departamento: | Unigranrio::Ensino das Ciências |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências |
Citação: | SOUZA, Flávia Alexandra Gomes de. Percepção do licenciando em Química sobre a contribuição do Laboratório Virtual de Química, Vitual Lab, para o ensino-aprendizagem das reações químicas inorgânicas no ensino médio. 2015. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências na Educação Básica) - Universidade do Grande Rio "Prof. José de Souza Herdy", Duque de Caxias, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/259 |
Data de defesa: | 31-Mar-2015 |
Aparece nas coleções: | Coleção de Pós-Graduação em Ensino das Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Flavia Alexandra Gomes de Souza.pdf | Completo | 2,49 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons