Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/26
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino interdisciplinar entre física e matemática: uma nova estratégia para minimizar o problema da falta dos conhecimentos matemáticos no desenvolvimento do estudo da física
Autor: Lima Neto, Willis Sudário de
Primeiro orientador: Souza, Luiz Eduardo Silva
Primeiro coorientador: Lima, Jacqueline de Cássia Pinheiro
Primeiro membro da banca: Souza, Luiz Eduardo Silva
Segundo membro da banca: Lima , Jacqueline de Cássia Pinheiro
Terceiro membro da banca: Miguelote, Alexandre Yasuda
Quarto membro da banca: Helayel Neto, José Abdalla
Resumo: O presente trabalho descreve uma aplicação de um método interdisciplinar entre Matemática e Física, com o objetivo de suprir a falta de base em alguns conteúdos matemáticos no aprendizado de Física. Esta nova metodologia consiste em revisar todo o conteúdo matemático necessário para um bom desenvolvimento e aprendizado em Física, para isso foi formulado um material que alia os conteúdos a serem ensinados em Física com os conteúdos necessários a esse estudo. Esta metodologia assim como o material foi aplicada em uma escola estadual do município do Rio de Janeiro em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio, dando ênfase à parte de dilatação linear dos sólidos, buscando descobrir qual a influência que um bom embasamento matemático pode ter no aprendizado da disciplina de Física.
Abstract: This paper describes an application of an interdisciplinary approach between mathematics and physics, in order to compensate for the lack in some basic math concepts in learning physics. This new methodology is to review all of the mathematical content needed for good development and learning in physics, for it was made a material that combines the content being taught in physics with the content required for this study. This methodology and the material was applied to a state school in the municipality of Rio de Janeiro in a class of first year of high school, emphasizing the part of linear expansion of solids, seeking to discover the influence that a good mathematical background may have learning of Physics.
Palavras-chave: Educação
Ensino de Física
Embasamento-Matemático-Física
Interdisciplinaridade
Metodologia
Área(s) do CNPq: ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Grande Rio
Sigla da instituição: UNIGRANRIO
Departamento: Unigranrio::Ensino das Ciências
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: Lima Neto, Willis Sudário de. O ensino interdisciplinar entre física e matemática: uma nova estratégia para minimizar o problema da falta dos conhecimentos matemáticos no desenvolvimento do estudo da física. 2011. 112 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade do Grande Rio, Duque de Caxias.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/26
Data de defesa: 26-Jan-2011
Aparece nas coleções:Coleção de Pós-Graduação em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Willis Sudário de Lima Neto.pdfCompleto1,62 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.