Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/262
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira , Luiz Marcos Cavalcanti-
dc.contributor.advisor1Lozano, Abel Rodolfo Garcia-
dc.contributor.advisor-co1Freitas, Adriano Vargas-
dc.contributor.referee1Lozano, Abel Rodolfo Garcia-
dc.contributor.referee2Freitas, Adriano Vargas-
dc.contributor.referee3Victer, Eline das Flores-
dc.contributor.referee4Penha, Sidnei Percia da-
dc.contributor.referee5Siqueira, Ângelo Santos-
dc.date.accessioned2018-07-24T17:16:09Z-
dc.date.issued2015-02-26-
dc.identifier.citationPEREIRA, Luiz Marcos Cavalcanti. A noção de infinito na educação básica: reflexões e proposta. 2015. 109 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências na Educação Básica) - Universidade do Grande Rio "Prof. José de Souza Herdy", Duque de Caxias, 2015.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/262-
dc.description.resumoO conceito de infinito está relacionado com outras noções da matemática. É considerado básico para o desenvolvimento de alguns processos relacionados ao cálculo e à análise, tais como comprimento de curvas, área, volume, bem como na elaboração de outros conceitos como limite, derivada e integral, que constituem a base do cálculo em diversos cursos nas universidades brasileiras e estrangeiras. Nessas perspectivas, a pesquisa busca identificar se as noções que estão relacionadas com o conceito de infinito e que contribuem para a sua significação estão presentes, e de que forma, nos materiais didáticos comumente utilizados em escolas públicas da educação básica do Rio de Janeiro, em especial, no ensino médio. Para essa finalidade, após a construção de revisão de bibliografia sobre o tema em questão, selecionamos e analisamos duas produções didáticas aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático Ensino Médio. Os dados obtidos nos permitiram verificar a escassez dessas noções em estudos e materiais didáticos orientados à educação básica, e nos conduziram para a necessidade da elaboração de um conjunto de atividades e textos voltados ao tema em questão que compõe nosso produto educacional. O objetivo central de nossa proposta é contribuir para ampliar a qualidade do processo de ensino/aprendizagem da educação básica em relação ao estudo de conceitos envolvendo o infinito, tornando-se fonte de consulta e aprofundamento de diversos tópicos relativos ao tema.por
dc.description.abstractThe concept of infinity is related to other math concepts. It is considered basic to the development of some processes related to the calculation and analysis, such as: length of curves, area, volume, as well as in the development of other concepts such as limit, derivative and integral that form the basis of calculation in several courses in Brazilian and foreign universities. With these perspectives the research seeks to identify the notions that are related to the concept of infinity and contribute to its significance, are present, and how, in the didactic materials commonly used in public basic education schools in Rio de Janeiro, in especially in high school. For this purpose, after the construction of literature review on the topic in question, selected and analyzed two educational productions approved in the National Textbook High School Program. The data allowed us to verify the scarcity of these notions in studies and teaching materials oriented to basic education, and led to the need to draw up a set of activities and texts aimed at the issue at hand that make up our educational product. The main objective of our proposal is to contribute to increase the quality of teaching / learning process of basic education on the study of concepts involving the infinite, becoming source of information and deepening of several topics related to the theme.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Janser dos Santos Nascimento ([email protected]) on 2018-07-24T17:16:09Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Luiz Marcos Cavalcanti Pereira.pdf: 1858647 bytes, checksum: 41d8d7302f6ab33044899ae9b0307c0f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-24T17:16:09Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Luiz Marcos Cavalcanti Pereira.pdf: 1858647 bytes, checksum: 41d8d7302f6ab33044899ae9b0307c0f (MD5) Previous issue date: 2015-02-26eng
dc.description.sponsorshipCNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Grande Riopor
dc.publisher.departmentUnigranrio::Ensino das Ciênciaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIGRANRIOpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopor
dc.subjectInfinitopor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectTeoria dos conjuntospor
dc.subject.cnpqEDUCAÇÃOpor
dc.subject.cnpqENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICApor
dc.titleA noção de infinito na educação básica: reflexões e propostapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Coleção de Pós-Graduação em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luiz Marcos Cavalcanti Pereira.pdfCompleto1,82 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons