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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilveira, Michele de Souza-
dc.contributor.advisor1Lozano, Abel Rodolfo Garcia-
dc.contributor.advisor-co1Rodrigues, Chang Kuo-
dc.contributor.referee1Lozano, Abel Rodolfo Garcia-
dc.contributor.referee2Rodrigues, Chang Kuo-
dc.contributor.referee3Freitas, Adriano Vargas-
dc.contributor.referee4Lopes, Jader Janer Moreira-
dc.contributor.referee5Genaio, Poméia-
dc.date.accessioned2018-07-24T18:44:00Z-
dc.date.issued2015-05-19-
dc.identifier.citationSILVEIRA, Michele de Souza. Políticas públicas para a garantia dos direitos de aprendizagem matemática. 2015. 129 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências na Educação Básica) - Universidade do Grande Rio "Prof. José de Souza Herdy", Duque de Caxias, 2015.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/264-
dc.description.resumoO presente trabalho trata de uma pesquisa que faz considerações nas reformas das Políticas Públicas Educacionais voltadas para a formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais, o Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), entendendo suas implicações, sua associação ao processo de melhoria das práticas pedagógicas desenvolvidas pelos docentes em seu cotidiano escolar, as quais oferecem ao estudante a possibilidade de se apropriar da alfabetização matemática por meio de um ensino com sentido para ele. Isso significa que a Matemática, na escola, tende a fazer mais sentido quando proporciona aos estudantes ferramentas matemáticas básicas para o desenvolvimento do pensamento matemático, que estejam sempre apoiadas em suas práticas sociais. Para isso, faz-se necessário analisar a influência dessas políticas no aspecto qualitativo das práticas em sala de aula. Diante disso, o produto final do presente trabalho culminou na forma de um relato das práxis pedagógicas dos professores que ensinam Matemática nos anos iniciais, publicado em 2015, no livro Educação em Movimento: Artigos e relatos de experiências do Pacto Nacional para a Alfabetização na Idade Certa no Rio de Janeiro em 2014, com apoio da Faculdade de Educação da UFRJ e da Fundação Universitária José Bonifácio.por
dc.description.abstractThis paper is about a research that raises questions on reform of educational public policies aimed at continuing education of teachers who teach mathematics in the early years, the Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), understanding its implications, its association with the process improvement of teaching practices developed by teachers in their school routine, which offer the student the possibility of appropriating mathematics literacy through an educational sense to him. This means that mathematics at school tends to make more sense when it provides the basic mathematical tools students for the development of mathematical thinking, they are always supported in their social practices. For this, it is necessary to analyze the influence of these policies on the qualitative aspect of the practices in the classroom. Thus, the final product of this work culminated in the form of an account of the pedagogical praxis of the teachers who teach mathematics in the early years, published in 2015, in the book Educação em Movimento: Artigos e relatos de experiências do Pacto Nacional para a Alfabetização na Idade Certa no Rio de Janeiro em 2014, with support from the Faculty of Education - UFRJ and Jose Bonifacio University Foundation.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Janser dos Santos Nascimento ([email protected]) on 2018-07-24T18:44:00Z No. of bitstreams: 2 Michele de Souza Silveira.pdf: 4062080 bytes, checksum: 83f21d577ea3942212100c70266c3c19 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-24T18:44:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Michele de Souza Silveira.pdf: 4062080 bytes, checksum: 83f21d577ea3942212100c70266c3c19 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2015-05-19eng
dc.description.sponsorshipCNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Grande Riopor
dc.publisher.departmentUnigranrio::Ensino das Ciênciaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIGRANRIOpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopor
dc.subjectEducação permanentepor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subject.cnpqEDUCAÇÃOpor
dc.subject.cnpqENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICApor
dc.titlePolíticas públicas para a garantia dos direitos de aprendizagem matemáticapor
dc.typeDissertaçãopor
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