Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/265
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Míria Simões de Araújo-
dc.contributor.advisor1Miguel, João Rodrigues-
dc.contributor.referee1Miguel, João Rodrigues-
dc.contributor.referee2Frutuoso, Valber da Silva-
dc.contributor.referee3Martins, Herbert Gomes-
dc.contributor.referee4Wetzel, Maria Luiza Ribeiro-
dc.date.accessioned2018-07-24T19:37:15Z-
dc.date.issued2015-11-30-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Míria Simões de Araújo. Propostas para o ensino dos grupos vegetais acervo botânico e chave de identificação interativa Duque de Caxias. 2015. 75 F. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências na Educação Básica) - Universidade do Grande Rio "Prof. José de Souza Herdy", Duque de Caxias, 2015.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/265-
dc.description.resumoNo ensino de Botânica, os conteúdos são abordados sob a valorização de termos científicos, descontextualizados tornando-se distantes do cotidiano. Tal fato, não permite aos alunos enxergarem as plantas como seres tão importantes, causando a eles uma visão distorcida das mesmas. Diante destas observações e de outras situações, constata-se um nível alto de desmotivação dos alunos em aprender e, até mesmo, nos professores em ensinar essa disciplina tão essencial. Logo, a partir destas premissas a pesquisa teve como objetivo desenvolver o estudo da Botânica, no que se refere aos conceitos, evolução e classificação dos grupos vegetais, aplicando uma sequência de atividades que envolvessem os alunos de maneira dinâmica e construtiva. A pesquisa contou com a participação de 13 alunos do 2º ano e 10 alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma instituição de ensino particular. Utilizamos o método qualitativo para obtenção dos dados que se constituíram por transcrições dos questionários e da entrevista realizados. Após a análise dos resultados concluímos que a metodologia abordada contribuiu efetivamente, na construção de novos conhecimentos alterando, assim, a percepção equivocada sobre as plantas.por
dc.description.abstractIn teaching botany, the contents are approached on the appreciation use of scientific terms, decontextualized becoming distant from the everyday. Such fact does not allow students they see the plants so important how to beings, causing them a distorted view of the same. Face of these observations and other situations, there was a high level of demotivation of the students to learn and even to the teachers to teach this discipline so essential. So from these premises the research aimed to develop the study of botany in relation to concepts, evolution and classification of plant groups by applying a sequence of activities involving the students dynamically and constructive manner. The research involved the participation of 13 students of 2nd year and 10 students of the 3rd year of high school of a private school institution. We use the qualitative method to obtain data that formed by transcripts of questionnaires and conducted interviews. After analysis of results, we conclude that the methodology has contributed effectively in the construction of new knowledge by altering thus the misperception about the plants.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Janser dos Santos Nascimento ([email protected]) on 2018-07-24T19:37:15Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Miria Simoes de Araujo Rodrigues.pdf: 2324268 bytes, checksum: b83a3d63dd3414278c494c03074a1a91 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-24T19:37:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Miria Simoes de Araujo Rodrigues.pdf: 2324268 bytes, checksum: b83a3d63dd3414278c494c03074a1a91 (MD5) Previous issue date: 2015-11-30eng
dc.description.sponsorshipCNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Grande Riopor
dc.publisher.departmentUnigranrio::Ensino das Ciênciaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIGRANRIOpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectBotânicapor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subject.cnpqEDUCAÇÃOpor
dc.subject.cnpqENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICApor
dc.titlePropostas para o ensino dos grupos vegetais acervo botânico e chave de identificação interativa Duque de Caxiaspor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Coleção de Pós-Graduação em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Miria Simoes de Araujo Rodrigues.pdfCompleto2,27 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons