Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/267
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Proposta de atividades potencialmente interdisciplinares envolvendo noções de análise combinatória e probabilidade |
Autor: | Dias, Reinaldo Amirato |
Primeiro orientador: | Freitas, Adriano Vargas |
Primeiro coorientador: | Victer, Eline das Flores |
Primeiro membro da banca: | Freitas, Adriano Vargas |
Segundo membro da banca: | Victer, Eline das Flores |
Terceiro membro da banca: | Catarino, Giselle Faur de Castro |
Quarto membro da banca: | Marim, Vlademir |
Quinto membro da banca: | Penha, Sidnei Percia da |
Resumo: | Este é um estudo qualitativo sobre a abordagem interdisciplinar dos conceitos básicos de análise combinatória e probabilidade na educação básica, desenvolvido a partir de dois questionamentos básicos: Quais as características que devem apresentar atividades consideradas como potencialmente interdisciplinares? É possível desenvolver atividades potencialmente interdisciplinares que envolvam conceitos de matemática da área da análise combinatória e probabilidade? Nos utilizamos do conceito de interdisciplinaridade como sendo uma das formas que articula o processo de ensino e de aprendizagem, como modo de pensar, agir, organizar currículo e fundamentar opções metodológicas do ensinar, podendo assim, servir como elemento orientador na formação de professores. Verificamos fortes indicações na literatura da área de que o ensino de noções de probabilidade e análise combinatória já no Ensino Fundamental seria essencial para fazer com que o aluno ingresse no Ensino Médio tendo boa noção sobre tratamento de dados, previsões e combinações, e que as atividades interdisciplinares seriam os melhores caminhos para dar significância a um assunto muitas vezes tratado de forma abstrata, e diminuir o comum distanciamento entre o conteúdo trabalhado na sala de aula e cotidiano do estudante. O Produto Educacional, fruto deste estudo é composto de seis atividades que envolvem possibilidades de trabalho em diversas áreas, conteúdos relevantes à formação do indivíduo, com significativas aplicações em situações do cotidiano, na busca de responder a necessidade de superação da visão fragmentada das áreas de conhecimento, de forma a recuperar a integração dos saberes. Para ampliar a potencialidade interdisciplinar das atividades implementamos uma oficina envolvendo treze professores que atuam em diferentes áreas. Compreendemos que a utilização deste Produto Educacional pode resultar em um ensino/aprendizagem distanciado do formato abstrato e mecânico, permitindo espaços para que os estudantes construam o conhecimento, pesquisem e dialoguem a respeito dos conceitos envolvidos. Estas atividades também subsidiam espaços para interessantes debates, com participação efetiva dos alunos e professores envolvidos. |
Abstract: | This is a qualitative study on the interdisciplinary approach to the basics of combinatorics and probability in basic education. It was developed from two basic questions: What are the standards to be met activities considered potentially interdisciplinary? It can develop potentially interdisciplinary activities involving math concepts in the field of combinatorics and probability? We use the concept of interdisciplinarity as one of the ways that articulates the process of teaching and learning, as a way of thinking and acting. It organizes the curriculum and methodological options based teaching and can thus serve as a guiding element in teacher education. We found strong indications in the literature that the teaching notions of probability and combinatorics already in elementary education would be essential to make students enter high school with good sense about data processing, forecasts and combinations. Interdisciplinary activities would be the best ways to give significance to a subject often treated in the abstract, and reduce the average distance between the content taught in the classroom and student daily. The Educational Product, the result of this study consists of six activities involving employment opportunities in various areas relevant to the formation of the individual and applications in everyday situations content. Search address the need for overcoming the fragmented view of the areas of knowledge, in order to recover the integration of knowledge. To expand the potential of interdisciplinary activities apply a workshop involving thirteen teachers who work in different areas. We understand that the use of this product may result in an Educational teaching / learning distanced abstract and mechanical format. Allow space for students to build knowledge, search and dialogue about the concepts involved. These activities also subsidize spaces to interesting debates, with effective participation of students and teachers involved. |
Palavras-chave: | Educação Matemática – Estudo e ensino Análise combinatória Probabilidades |
Área(s) do CNPq: | EDUCAÇÃO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Grande Rio |
Sigla da instituição: | UNIGRANRIO |
Departamento: | Unigranrio::Ensino das Ciências |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências |
Citação: | DIAS, Reinaldo Amirato. Proposta de atividades potencialmente interdisciplinares envolvendo noções de análise combinatória e probabilidade. 2015. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências na Educação Básica) - Universidade do Grande Rio "Prof. José de Souza Herdy", Duque de Caxias, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/267 |
Data de defesa: | 7-Dez-2015 |
Aparece nas coleções: | Coleção de Pós-Graduação em Ensino das Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Reinaldo Amirato Dias.pdf | Completo | 1,85 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons