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http://localhost:8080/tede/handle/tede/268
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Uma proposta para o ensino da matemática: abordagens conceituais por meio do geogebra |
Autor: | Pereira, Renan Marques |
Primeiro orientador: | Victer, Eline das Flores |
Primeiro coorientador: | Freitas, Adriano Vargas |
Primeiro membro da banca: | Victer, Eline das Flores |
Segundo membro da banca: | Freitas, Adriano Vargas |
Terceiro membro da banca: | Lozano, Abel Rodolfo Garcia |
Quarto membro da banca: | Siqueira, Angelo Santos |
Quinto membro da banca: | Leite, Lígia Silva |
Resumo: | O presente estudo apresenta uma proposta para o ensino de matemática de um produto educacional envolvendo atividades investigativas de conceitos na educação básica como, por exemplo: Teorema de Tales, Teorema de Pitágoras, comportamento da função afim, estudo da função quadrática, soma dos ângulos internos de um triângulo, transformações de funções trigonométricas elementares, lei dos senos, ângulos central e inscrito de uma circunferência, entre outros. Buscamos integrar algumas tecnologias digitais, destacando o GeoGebra como um software matemático educativo nas investigações, a linguagem HTML5 na elaboração de um layout para o produto educacional e materiais orientadores em formato PDF para cada atividade desenvolvida. Analisamos a necessidade de formação do professor para que possa ampliar a utilização dessas ferramentas tecnológicas no ambiente escolar, de modo a utilizar criticamente as potencialidades pedagógicas que o GeoGebra pode oferecer ao processo de ensino e aprendizagem da matemática. Utilizamos uma metodologia qualitativa neste estudo, sendo iniciado com analises de publicações que discutissem a formação do professor, as tecnologias digitais, e as potencialidades que o Geogebra pode propiciar nas aulas de matemática. Também apresentamos resultados de duas oficinas de capacitação para a utilização do GeoGebra, que nos serviram para referenciar nossas escolhas relacionadas à construção de nosso produto educacional. Posteriormente, oferecemos uma terceira oficina para avaliar o produto educacional desenvolvido. Após as análises das três oficinas e dos relatos apresentados, consideramos que os professores de matemática podem se aperfeiçoar de formas diversas e verificamos que nosso produto educacional apresenta contribuições para enriquecer o ensino da matemática, de forma que os profissionais desta área abandonem possíveis resistências à utilização de novidades tecnológicas no ambiente escolar, e adotem os recursos computacionais em suas aulas de forma crítica, ou seja, consigam analisar suas contribuições e limitações. |
Abstract: | This study presents a proposal for the teaching of mathematics an educational product involving investigative activities concepts in basic education such as: Theorem of Thales, Pythagoras theorem, due to the behavior order, study of the quadratic function, the sum of the interior angles a triangle, transformations of elementary trigonometric functions, law of sines, central and inscribed angles of a circle, among others. We seek to integrate some digital technologies, highlighting the GeoGebra as an educational mathematical software in the investigations, the HTML5 language in preparing a layout for the educational product and guiding materials in PDF format for each activity performed. We have analyzed the need for teacher training so you can expand the use of these technological tools in the school environment in order to critically use the pedagogical potential that GeoGebra can offer the teaching and learning mathematics process. We use a qualitative methodology in this study, being started with analysis of publications that discuss teacher education, digital technologies, and the potential that the Geogebra can provide in math classes. Wealso present results of two training workshops for the use of GeoGebra, which served us to reference our choices about building our educational product. Later, we offer a third workshop to assess the educational product developed. After the analysis of the three workshops and presented reports, we believe that math teachers can improve in many ways and we find that our educational product shows contributions to enrich the teaching of mathematics, so that professionals in this area to abandon possible resistance to use of technological innovations in the school environment, and adopt the computational resources in their critically classes, that is, able to analyze their contributions and limitations. |
Palavras-chave: | Educação Matemática – Estudo e ensino Professores - Formação Geometria |
Área(s) do CNPq: | EDUCAÇÃO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Grande Rio |
Sigla da instituição: | UNIGRANRIO |
Departamento: | Unigranrio::Ensino das Ciências |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências |
Citação: | PEREIRA, Renan Marques. Uma proposta para o ensino da matemática: abordagens conceituais por meio do geogebra. 2015. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências na Educação Básica) - Universidade do Grande Rio "Prof. José de Souza Herdy", Duque de Caxias, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/268 |
Data de defesa: | 8-Set-2015 |
Aparece nas coleções: | Coleção de Pós-Graduação em Ensino das Ciências |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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