Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/269
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Rosilane Motta da-
dc.contributor.advisor1Lopano, Abel Rodolfo Garcia-
dc.contributor.advisor-co1Rodrigues, Chang Kuo-
dc.contributor.referee1Lozano, Abel Rodolfo Garcia-
dc.contributor.referee2Rodrigues, Chang Kuo-
dc.contributor.referee3Victer, Eline das Flores-
dc.contributor.referee4Villela, Lúcia Maria Aversa-
dc.contributor.referee5Kistemann Jr , Marco Aurélio-
dc.date.accessioned2018-07-25T16:22:34Z-
dc.date.issued2015-09-29-
dc.identifier.citationSILVA, Rosilane Motta da. Educar financeiramente em situações a-didáticas no município de São João de Meriti/RJ: algumas possibilidades. 2015. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências na Educação Básica) - Universidade do Grande Rio "Prof. José de Souza Herdy", Duque de Caxias, 2015.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/269-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo investigar se os alunos agem positivamente e de forma consciente, em situações cotidianas referentes às finanças pessoais, seguindo, portanto, a linha de pesquisa voltada para a Educação Financeira. Para a realização desta investigação, os alunos se depararam com atividades de natureza direta, reflexiva e investigativa, com viés nas técnicas matemáticas. A metodologia da pesquisa seguiu os pressupostos teóricos da Engenharia Didática e os fundamentos teóricos foram subsidiados na teoria das Situações Didáticas, em particular, de situações a-didáticas. Os sujeitos da pesquisa são alunos do terceiro ano do Ensino Médio, de uma escola pública estadual do município de São João de Meriti-RJ. Nessa perspectiva, e pelo fato de ser um Mestrado Profissional, o Produto Educacional é expresso por um material didático, na forma de um livreto, que conta situações cotidianas de uma família, intitulado A Família Dezmedida. Esse livreto propõe dez problemas que acontecem no dia a dia de uma família, ao final de cada capítulo, e o leitor deverá solucioná-los, utilizando seus conhecimentos de Educação Financeira, além de haver atividades complementares, oriundas da dissertação.por
dc.description.abstractThis study aims to investigate whether the students act positively and consciously, in everyday situations related to personal finances, following therefore the line of a research focused on Financial Education. To carry out this investigation, the students were faced with activities of direct nature, reflective and investigative, with bias in mathematical techniques. The research methodology followed the theoretical assumptions of Didactic Engineering and the theoretical foundations were subsidized in the theory of Didactic Situations, in particular, a-didactic situations. Students of the third year of high school, a public school in São João de Meriti Rio de Janeiro, are the aim of this research. From this perspective, and because it is a Professional Master`s Degree, the Educational Product is expressed as a teaching material in the form of a booklet, which features everyday situations of a family, entitled The Dezmedida Family. At the end of each chapter, this booklet offers ten problems that happen in everyday life of a family, and the reader should solve them, using their knowledge of financial education. Furthermore, the booklet will also show complementary activities coming from the dissertation.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Janser dos Santos Nascimento ([email protected]) on 2018-07-25T16:22:34Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Rosilane Motta da Silva.pdf: 2338206 bytes, checksum: f15eca5a632f898de28fb0b73504b3f3 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-25T16:22:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Rosilane Motta da Silva.pdf: 2338206 bytes, checksum: f15eca5a632f898de28fb0b73504b3f3 (MD5) Previous issue date: 2015-09-29eng
dc.description.sponsorshipCNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Grande Riopor
dc.publisher.departmentUnigranrio::Ensino das Ciênciaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIGRANRIOpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopor
dc.subjectEducação financeirapor
dc.subjectPrática de ensinopor
dc.subject.cnpqEDUCAÇÃOpor
dc.subject.cnpqENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICApor
dc.titleEducar financeiramente em situações a-didáticas no município de São João de Meriti/RJ: algumas possibilidadespor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Coleção de Pós-Graduação em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rosilane Motta da Silva.pdfCompleto2,28 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons