Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/270
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Tostes, Talita de Andrade | - |
dc.contributor.advisor1 | Reis, Haydéa Maria Marino de Sant’Anna | - |
dc.contributor.advisor-co1 | Victer, Eline das Flores | - |
dc.contributor.referee1 | Reis, Haydéa Maria Marino de Sant’Anna | - |
dc.contributor.referee2 | Victer, Eline das Flores | - |
dc.contributor.referee3 | Siqueira, Angelo Santos | - |
dc.contributor.referee4 | Lopes, Jurema Rosa | - |
dc.contributor.referee5 | Mettrau, Marsyl Bulkool | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-25T17:08:42Z | - |
dc.date.issued | 2015-02-26 | - |
dc.identifier.citation | TOSTES, Talita de Andrade. Tabuleiro das expressões: um auxiliador do ensino da matemática para alunos com deficiência visual. 2015. 62 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências na Educação Básica) - Universidade do Grande Rio "Prof. José de Souza Herdy", Duque de Caxias, 2015. | por |
dc.identifier.uri | http://localhost:8080/tede/handle/tede/270 | - |
dc.description.resumo | Acredita-se que o princípio da inclusão é o grande ideal para alcançar o êxito no que diz respeito ao ensino de alunos com necessidade educacionais especiais. Uma das preocupações no ensino de matemática para alunos com deficiência visual está na necessidade de produzir materiais didáticos adaptados e adequados para serem usados em sala de aula, principalmente na sala regular contribuindo para um melhor trabalho do professor e também para uma melhor participação e compreensão por parte do aluno. Após uma breve leitura de artigos e livros relacionados com o princípio da inclusão, e mais precisamente quando se envolve o aluno com deficiência visual e o ensino da Matemática, percebemos que a realidade de uma sala de aula regular carece de recursos pedagógicos que favoreçam a aprendizagem. Portanto, desenvolvemos para alunos com deficiência visual (baixa visão e cegos), que dominem a leitura e escrita do Sistema Braille, um material didático denominado “Tabuleiro das Expressões” que auxilia o processo de ensino-aprendizagem de expressões numéricas em aulas de Matemática. O “Tabuleiro das Expressões” é composto por uma bandeja de camurça e por “aneis de Braille” com elementos matemáticos em escrita Braille compatíveis com a medida da cela. A bandeja apresenta um formato retangular medindo 29 cm x 34cm e permite a fixação dos aneis. Acreditamos que a utilização de recursos pedagógicos, estando presentes no cotidiano da vida escolar de alunos com deficiência visual, facilita a melhor compreensão do conteúdo a ser estudado, proporcionando maior autonomia do aluno em sala de aula. | por |
dc.description.abstract | It is believed that the principle of inclusion is ideal to achieve great success with respect to teaching students with special needs. One of the concerns in math education for students with visual disabilities are in need of producing tailored and suitable for use in classroom teaching materials, especially in the regular room contributing to a better job of the teacher and also to a better understanding and participation by the student. After a brief reading articles and books related to the principle of inclusion, and more precisely when it involves the student with visual impairment and mathematics teaching, we realize that the reality of a regular classroom lacks educational resources that encourage learning. So we developed for students with visual disabilities (low vision and blind), which dominate the reading and writing of Braille system, a didactic material called "Expressions of the Board" which assists the process of teaching and learning of numeric expressions in mathematics classrooms. The "board of the expressions" consists of a tray and suede "rings Braille" by mathematical elements in Braille lettering compatible with the measurement cell. The tray has a rectangular shape measuring 29 cm x 34cm and allows attachment of rings. We believe that the use of teaching resources, being present in everyday school life of students with visual impairments, facilitates better understanding of the content being studied, providing greater learner autonomy in the classroom. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Janser dos Santos Nascimento ([email protected]) on 2018-07-25T17:08:42Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Talita de Andrade Tostes.pdf: 3240475 bytes, checksum: 104a141d13b908acefe38c2afe42bdb1 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-07-25T17:08:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Talita de Andrade Tostes.pdf: 3240475 bytes, checksum: 104a141d13b908acefe38c2afe42bdb1 (MD5) Previous issue date: 2015-02-26 | eng |
dc.description.sponsorship | CNPq | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade do Grande Rio | por |
dc.publisher.department | Unigranrio::Ensino das Ciências | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UNIGRANRIO | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Matemática – Estudo e ensino | por |
dc.subject | Jogos de tabuleiro | por |
dc.subject | Deficientes visuais | por |
dc.subject.cnpq | EDUCAÇÃO | por |
dc.subject.cnpq | ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | por |
dc.title | Tabuleiro das expressões: um auxiliador do ensino da matemática para alunos com deficiência visual | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Coleção de Pós-Graduação em Ensino das Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Talita de Andrade Tostes.pdf | Completo | 3,16 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons