Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/273
Tipo do documento: Dissertação
Título: A prática docente no ensino de física em parceira com as demais áreas do conhecimento
Autor: Santos, Armando Gil Ferreira dos
Primeiro orientador: Catarino, Giselle Faur de Castro
Primeiro membro da banca: Catarino, Giselle Faur de Castro
Segundo membro da banca: Victer, Eline das Flores
Terceiro membro da banca: Queiroz, Gloria Regina Pessoa Campello
Quarto membro da banca: Bernardo, Jose Roberto da Rocha
Resumo: Esta pesquisa de mestrado tem como proposta investigar como professores de ciências estabelecem parcerias com as demais áreas do conhecimento para melhorias no processo de ensino e aprendizagem. O referencial teórico é formado por alguns autores que nos ajudam a refletir sobre o tema em questão: Maurice Tardif, Olga Pombo, Juan Pozo e Gómez Crespo. Apresentamos ainda uma revisão de literatura sobre os aspectos que envolvem ações docentes colaborativas criadas a partir das parcerias. Nossa pesquisa qualitativa é um estudo de caso desenvolvido em uma instituição privada de ensino básico, situada na cidade do Rio de Janeiro e os sujeitos da pesquisa são professores de Física, Química e Biologia. Para coleta de dados, utilizamos questionários e entrevistas, que foram audiogravadas para posterior transcrição e análise. Para a análise dos dados utilizamos a Análise Textual Discursiva. Os resultados indicaram a possibilidade e a viabilidade de aproximação da parceria às práticas de ensino interdisciplinares, mesmo com as dificuldades encontradas pelos sujeitos da pesquisa em seus cotidianos escolares. Também foi possível, a partir do conteúdo das análises, percebermos que as novas práticas de ensino em parceria propõem oferecer algum contributo para a compreensão do conceito de interdisciplinaridade e possibilidades na construção de trabalhos pedagógicos de colaboração.
Abstract: This master's research proposal is to investigate how science teachers partner with the other areas of knowledge for improvements in teaching and learning process. The theoretical framework consists of some authors that help us to reflect on the issue at hand: Maurice Tardif, Olga Pombo, Juan Pozo and Gómez Crespo. We also present a literature review on the aspects involving collaborative teaching actions created from partnerships. Our qualitative research is a case study developed in a private institution of primary school, located in the city of Rio de Janeiro and the subjects are professors of physics, chemistry and biology. For data collection, we use questionnaires and interviews, which were audio recorded for later transcription and analysis. To analyze the data we use the Text Analysis Discourse. The results indicated the possibility and feasibility of partnership approach to interdisciplinary teaching practices, even with the difficulties encountered everyday by the research subjects in their school. It was also possible, from the content of the analysis, we find that the new teaching practices in partnership propose to offer some contribution to understanding the concept of interdisciplinarity and possibilities in building educational collaborative work.
Palavras-chave: Educação
Ciências
Interdisciplinaridade
Área(s) do CNPq: EDUCAÇÃO
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Grande Rio
Sigla da instituição: UNIGRANRIO
Departamento: Unigranrio::Ensino das Ciências
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: SANTOS, Armando Gil Ferreira dos. A prática docente no ensino de física em parceira com as demais áreas do conhecimento. 2016. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências na Educação Básica) - Universidade do Grande Rio "Prof. José de Souza Herdy", Duque de Caxias, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/273
Data de defesa: 22-Fev-2016
Aparece nas coleções:Coleção de Pós-Graduação em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Armando Gil Ferreira dos Santos.pdfCompleto3,74 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons