Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/276
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Jogos e atividades lúdicas como instrumentos motivadores do aprendizado de química no ensino médio |
Autor: | Louzada, Ligia Oliveira Gomes |
Primeiro orientador: | Merquior, Douglas Marcelo |
Primeiro membro da banca: | Merquior, Douglas Marcelo |
Segundo membro da banca: | Menezes, Adriane Melo de Castro |
Terceiro membro da banca: | Rodrigues, Giseli Capaci |
Quarto membro da banca: | Rodrigues, Chang Kuo |
Resumo: | Os jogos didáticos têm sido cada vez mais empregados nas salas de aula, onde professores os utilizam como recursos complementares ao ensino, tornando a aula mais dinâmica, interessante e interativa. Este trabalho foi motivado pela possibilidade de um jogo melhorar a aprendizagem de Química no Ensino Médio. Desta forma, este trabalho teve como objetivo verificar o emprego de um jogo como uma atividade didática para o aprendizado de Química. A pesquisa foi desenvolvida em uma abordagem qualitativa, compreendendo essencialmente as etapas de execução do jogo em sala de aula e análise de avaliações diagnósticas, respondidas por alunos. O conteúdo selecionado para o desenvolvimento da pesquisa foi nomenclatura de funções orgânicas. Para tal, adaptou-se o clássico jogo de dominó para o reconhecimento dessas funções. Ademais, o jogo de dominó de funções orgânicas foi aplicado nas turmas do 2º ano do Ensino Médio, do Colégio de Aplicação José de Sousa Herdy, localizado no município de Duque de Caxias, Estado do Rio de Janeiro. Foi observado que o jogo de dominó de funções orgânicas motivou o aprendizado, pois os alunos o reconheceram como uma alternativa prazerosa à rotina das aulas expositivas, bem como estimulante para ajudar na fixação do conteúdo estudado. Visando contribuir para o aperfeiçoamento do ensino das Ciências, foi preparada uma sequência didática destinada ao professor que apresenta sugestões de jogos e atividades lúdicas para auxiliar no processo de ensino e de aprendizagem de Química. |
Abstract: | The didactic games have been increasingly employed in classrooms as an additional resource to teaching, making the classes more dynamic, interesting and interactive. The motivation of this work was to verify that a game can improve learning Chemistry in high school. In this way, this work had as objective to verify employment of a game as a teaching activity for learning chemistry. The survey was conducted in a qualitative approach, comprising the game in the classroom and the analysis of the evaluations, which were answered by the students. The nomenclature of organic functions was the issue selected for the survey and the domino game was adapted for the recognition of these functions. The domino game of organic functions was applied in the 2nd year of high school of the Colégio de Aplicação José de Sousa Herdy, sited in Duque de Caxias city, Rio de Janeiro state. It was observed that this teaching experiment motivated the students to learn organic functions because they realized it as a pleasant alternative to the routine of lectures and as an interesting tool to help understanding the studied theme. In order to contribute for teaching improvement of the Sciences, a didactic sequence was elaborated, which is dedicated to the teachers and gives them tips to apply games in chemical education. |
Palavras-chave: | Educação Química – Estudo e ensino Jogos educativos Ensino médio |
Área(s) do CNPq: | EDUCAÇÃO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Grande Rio |
Sigla da instituição: | UNIGRANRIO |
Departamento: | Unigranrio::Ensino das Ciências |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências |
Citação: | LOUZADA, Ligia Oliveira Gomes. Jogos e atividades lúdicas como instrumentos motivadores do aprendizado de química no ensino médio. 2016. 81 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências na Educação Básica) - Universidade do Grande Rio "Prof. José de Souza Herdy", Duque de Caxias, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/276 |
Data de defesa: | 4-Ago-2016 |
Aparece nas coleções: | Coleção de Pós-Graduação em Ensino das Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ligia Oliveira Gomes Louzada.pdf | Completo | 1,32 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons