Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/27
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Carreira, Wanderley | - |
dc.contributor.advisor1 | Lima, Wilma Clemente de | - |
dc.contributor.advisor-co1 | Novikoff, Cristina | - |
dc.contributor.referee1 | Pinto, Wilma Clemente de Lima | - |
dc.contributor.referee2 | Novikoff, Cristina | - |
dc.contributor.referee3 | Pedrosa, Marcelo Sierpe | - |
dc.contributor.referee4 | Morais Filho, Zenildo Buarque de | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-09T20:33:03Z | - |
dc.date.issued | 2010-04-29 | - |
dc.identifier.citation | Carreira, Wanderley. “Química em geral” a partir de uma tabela periódica no microsoft excel: uma estratégia de ensino de química na educação básica. 2010. 138 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade do Grande Rio, Duque de Caxias. | por |
dc.identifier.uri | http://localhost:8080/tede/handle/tede/27 | - |
dc.description.resumo | O produto desse trabalho é o resultado de uma pesquisa mista (qualitativa/quantitativa) aplicada que teve por principal objetivo desenvolver um recurso didático para o ensino de Química, a partir de uma Tabela Periódica desenvolvida no Microsoft Excel – T Wanc®© metodologia empregada no desenvolvimento desse recurso implicou na análise interpretativa de diferentes instrumentos sob os quais o ensino da química está alicerçado, tais como: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), Orientações Curriculares para o Ensino Médio, livros de química constantes do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio (PNLEM) e sites dedicados a Tabela Periódica. Posteriormente, foram discutidas as limitações desses livros e sites sob o prisma da contextualização e interdisciplinaridade e se estabeleceu um diálogo entre a Tabela Periódica e temas, tais como a toxicologia, geologia, ecologia, nutrição, fisiologia, dentre outros, culminando-se em uma proposta didática, com uma abordagem diferenciada daquela comumente praticada pelos manuais didáticos. A avaliação da T Wanc®© que já ministram ou ministraram o tema em questão, tabela periódica, sinalizou para possibilidade de sua utilização como um recurso didático nas aulas de Química na educação básica. | por |
dc.description.abstract | The product of this work is the result of a qualitative and quantitative research applied that was aimed to develop a resource for the teaching of chemistry, from a periodic table developed in Microsoft Excel - T Wanc®© resulted in an interpretative analysis of different instruments under which the teaching of chemistry is founded, such as the Brazilian Law of Directives and Bases of National Education (LDBEN), the Brazilian National Curriculum Parameters for Secondary Education (PCNEM) Curriculum Guidelines for High School, chemistry books in the National Textbook Program for high school (PNLEM) and websites dedicated to the Periodic Table. Later, participants discussed the limitations of books and selected sites in the light of context and interdisciplinarity has established a dialogue between the Periodic Table and issues such as toxicology, geology, ecology, nutrition, physiology, among others, culminating in a didactic proposal with a different approach from that commonly practiced by the textbooks. The evaluation of the proposed application (T Wanc®© content in question, signaled the possibility of its use as a teaching tool in chemistry class in basic education. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Patricia Vieira Silva ([email protected]) on 2016-06-09T20:33:03Z No. of bitstreams: 1 Wanderley Carreira.pdf: 4472665 bytes, checksum: 29baefdade2a049b2bfc2306747bf3f3 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-06-09T20:33:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Wanderley Carreira.pdf: 4472665 bytes, checksum: 29baefdade2a049b2bfc2306747bf3f3 (MD5) Previous issue date: 2010-04-29 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade do Grande Rio | por |
dc.publisher.department | Unigranrio::Ensino das Ciências | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UNIGRANRIO | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Educação básica | por |
dc.subject | Química - Estudo e ensino | por |
dc.subject | Química - Tabela periódica | por |
dc.subject.cnpq | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.title | “Química em geral” a partir de uma tabela periódica no microsoft excel: uma estratégia de ensino de química na educação básica | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Coleção de Pós-Graduação em Ensino das Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Wanderley Carreira.pdf | Completo | 4,37 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.