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Tipo do documento: Dissertação
Título: O samba no Rio de Janeiro: elementos socializadores dos grupos étnicos nos quintais de Madureira e Oswaldo Cruz
Autor: Silva, Cristina da Conceição
Primeiro orientador: Rocha, José Geraldo
Primeiro membro da banca: Pereira, José Valter
Segundo membro da banca: Puggian, Cleonice
Terceiro membro da banca: Vilaça, Márcio Corrêa
Resumo: A presente dissertação busca compreender as origens da cultura do samba carioca a partir da contribuição dos negros que chegaram à cidade, vindos de diferentes nações africanas, que ao se socializarem com negros nascidos no Rio de Janeiro e posteriormente com os negros oriundos da Bahia, produziram modelos de entretenimento e de fé, onde a comida, o batuque, as relações sociais e os modelos de moradia foram a base para a formação da cultura do samba carioca.As relações étnico-raciais que esses grupos estabeleceram ao longo de décadas nos espaços que compreendem o trabalho, os cortiços e o carnaval nos forneceram uma compreensão acerca do legado que os negros implantaram nesta geografia. Essa herança nos remeteu a um período histórico na cidade do Rio de Janeiro ao qual o negro foi classificado e denominado com inúmeras alcunhas e tratado com desprezo em virtude da tez da pele e do seu jeito de ser e conduzir o seu cotidiano. Tais classificações mesmo após o término da escravidão e no período que compreendeu a Primeira República se fizeram presentes na vida 5 de negros e mestiços na cidade do rio de Janeiro.Com base em um histórico que perpassa as últimas décadas do século XIX chegando até a atualidade, buscaremos apresentar nesta dissertação como as contribuição dos negros e suas relações com diferente grupos étnicos contribuíram para a formação da Escolas de Samba Portela e Império Serrano, a partir de encontros festivos nos quintais de Madureira de Oswaldo Cruz. Ao buscarmos compreender os processos de socialização através das rodas de samba, dos festejos e encontros religiosos no subúrbio, contaremos com literaturas e com as narrativas dos sambistas dos bairros de Madureira e Oswaldo Cruz. Estes nos apresentarão os festejos de seus quintais, dos quintais de amigos, no trem e na rua. Assim sendo, buscamos nesta pesquisa oferecer uma contribuição no contexto da implementação da lei 10639/03 que institui o ensino de historia da África e da cultura afro brasileira nas redes de ensino básico.
Abstract: This dissertation seeks to understand the origins of Samba’s culture with the contribution from African Citizens who came to the city from different African nations, which to socialize with African Brazilians born in Rio de Janeiro and later with African Brazilians from Bahia, producing models of entertainment and faith, where food, drumming, social relations and models of housing were the basis for the formation of the carioca Samba’s culture. The ethnic-racial relations that these groups have established over decades in spaces that understand the work, the slums and the carnival provided us with an understanding of the legacy that Africans have implemented in this geography. This heritage referred to a historical period in the city of Rio de Janeiro to which Africans in general had been classified and named with numerous nicknames and treated with contempt by reason of skin complexion and the way they were and conducted their daily life. Such classifications even after the end of slavery and the period that included the First Republic were present in the lives of African Brazilians and mestizos in the city of Rio de Janeiro. Based on a history that permeates the last decades of the nineteenth century to the present day, try to present this thesis as the contribution of African Brazilian people and their relationships with different ethnic groups contributed to the formation of the Portela’s Samba School and Imperio Serrano, from festive gatherings in backyards of Madureira and Oswaldo Cruz. As we seek to understand the processes of socialization through samba circles, the festivities and religiousness gatherings in the suburbs, we count on literatures and narratives from Sambistas, people who make samba, from the districts of Madureira and Oswaldo Cruz. Those present us with the celebrations in their yards, the yards of friends, on the train or on the streets. Therefore, in this research we seek to offer a Contribution in the implementation of the law 10639/03 establishing the teaching of African history and african Brazilian culture in the networks of basic education.
Palavras-chave: Educação
Negros - Madureira
Quintais
Roda de samba
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Grande Rio
Sigla da instituição: UNIGRANRIO
Departamento: Unigranrio::Letras e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas
Citação: Silva, Cristina da Conceição. O samba no Rio de Janeiro: elementos socializadores dos grupos étnicos nos quintais de Madureira e Oswaldo Cruz. 2013. 124 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas) - Universidade do Grande Rio, Duque de Caxias.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/281
Data de defesa: 23-Jan-2013
Aparece nas coleções:Coleção de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas

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