Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/284
Tipo do documento: Dissertação
Título: Um estudo da utilização de blog para disciplina de biologia
Autor: Melani, Aniceta da Conceição Antunes de Brito Alves
Primeiro orientador: Vasconcellos, Roberta Flávia Ribeiro Rolando
Primeiro membro da banca: Vasconcellos, Roberta Flávia Ribeiro Rolando
Segundo membro da banca: Victer, Eline das Flores
Terceiro membro da banca: Miguel, João Rodrigues
Quarto membro da banca: Ferreira, Tatiana Paula Teixeira
Resumo: A utilização de recursos tecnológicos já é uma realidade presente em todas as esferas da nossa sociedade. Cada vez mais se vem empregando as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), em especial, a internet. Na área da educação, faz-se necessário refletir e buscar propostas didáticas que se interacionem com essas novas formas de ensinar. Essa pesquisa tem como objetivo avaliar o interesse e a percepção dos alunos em relação à utilização de um Blog como ferramenta facilitadora no ensino-aprendizagem, tendo como público-alvo turmas de Ensino Médio, cabe ressaltar que esse encontra-se aliado a um projeto multidisciplinar cujas áreas de conhecimento são Biologia e Artes. A investigação foi realizada a partir do método qualitativo, centrando-se nos aspectos da realidade de nossos estudantes. A estratégia metodológica baseou-se na aplicação de um questionário inicial, além de atividades e um questionário de avaliação do interesse e utilização do Blog cujo domínio digital é o Blog www.projetobioartes.com/wordpress, com os alunos da 1ª e 2ª séries do Colégio Estadual Círculo Operário, em Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Os resultados alcançados evidenciaram que a partir do uso do Blog, nas aulas de Biologia, houve um aumento satisfatório tanto no interesse quanto na percepção dessa disciplina. Fato esse também demonstrado pelos discentes em seus comentários positivos ao final das atividades.
Abstract: The use of technological resources is already a reality present in all the spheres of our society. The Information and Communication Digital Technologies (ICDT) have their use increased more and more, especially the Internet. When we talk about education, it is necessary to think and seek didactic proposals that relates with these new ways of teaching. This research aims to evaluate the interest and perception of the students to the use of a Blog as an easing tool in teaching and learning. This research targets classes of high school and we need to point out that this research is allied to a multidisciplinary project whose areas of knowledge are biology and arts. This research uses the qualitative method, focusing on the aspects of the daily life of our students. The methodological strategy is based on the application of an initial questionnaire, in addition to activities and a questionnaire of evaluation of the interest and use of the blog whose digital domain is the blog www.projetobioartes.com/wordpress, with the students of the first and second grades of the Colégio Estadual Círculo Operário, at Duque de Caxias, Rio de Janeiro. The results showed that from the use of the Blog, in biology classes, there was a satisfactory increase in both interest and perception of this discipline. Fact that is also demonstrated by the students in their positive comments at the end of the activities.
Palavras-chave: Educação
Biologia – Estudo e ensino
Inovações educacionais
Blogs
Ensino via web
Área(s) do CNPq: EDUCAÇÃO
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Grande Rio
Sigla da instituição: UNIGRANRIO
Departamento: Unigranrio::Ensino das Ciências
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: MELANI, Aniceta da Conceição Antunes de Brito Alves. Um estudo da utilização de blog para disciplina de biologia. 2017. 93 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências na Educação Básica) - Universidade do Grande Rio "Prof. José de Souza Herdy", Duque de Caxias, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/284
Data de defesa: 12-Dez-2017
Aparece nas coleções:Coleção de Pós-Graduação em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aniceta da Conceicao Antunes de Brito Alves Melani.pdfCompleto3,09 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons